ÁUDIOS

PODCAST #Fátima no século XXI | Ano pastoral 2020/21

Personalidades ligadas à ciência à política, às artes, à sociedade e à religião refletem sobre o lugar de Fátima no século XXI.

PODCAST também disponível em

Itunes_icon.png soundcloud_icon.png spotify.png
 

O arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha, é o convidado do podcast #fatimanoseculoXX de novembro, onde fala de Fátima como "um sinal muito claro da presença amorosa de Deus na nossa vida e na nossa história”.
 

Bispo de Aveiro reflete sobre a mensagem de Fátima e o papel do Santuário na evangelização a partir do exemplo dos santos Francisco e Jacinta Marta.
 

Aos 63 anos de idade, o cardeal arcebispo do Luxemburgo é um profundo admirador da Igreja Portuguesa e um conhecedor da emigração portuguesa não só no Luxemburgo mas também na Europa em geral. O prelado é o convidado do podcast #fatimanoseculoXXI, onde também fala de Fátima e da proposta que é feita na Cova da Iria, através da mensagem deixada por Nossa Senhora para o regresso de uma humanidade ferida ao essencial.
 

Bispo de Ourense, D. José Leonardo Montanet, é o convidado deste podcast, onde reflete sobre o papel do Santuário na transformação de um turista religioso em peregrino.
 

O núncio apostólico em Portugal presidiu à Peregrinação Internacional Aniversária de junho e foi convidado do podcast #fatimanoseculoXXI, onde reflete sobre a atualidade da mensagem e o seu principal desafio: “a conversão dos corações a partir da configuração ao Coração Imaculado de Maria.
 

O Cardeal José Tolentino Mendonça é o convidado deste mês de junho. O Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé fala do sentido da peregrinação, da necessidade que o mundo tem de conversão e da atualidade dos “três endereços” que Fátima propõe à humanidade contemporânea: “conversão, penitência e oração”.
 

Fernando Santos, selecionador nacional, é o convidado do podcast #fatimanoseculoXXI este maio, mês de Maria. Guiado pela oração e pelo silêncio que destaca na Cova da Iria, fala sobre a “simplicidade” da Mensagem e sobre o papel aglutinador do Santuário.
 

Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares em Portugal, e da Entreajuda, é a convidada do podcast deste mês de abril, onde a economista de formação apresenta Fátima como "um farol de esperança para a humanidade”.
 

O provedor do telespetador da RTP, ex-diretor do jornal Público e subdiretor do Expresso,
Jorge Wemans, reflete sobre o papel de Fátima no contexto religioso em Portugal e no mundo, no contexto social e na construção da paz.
 

Rosto do voluntariado e da Cáritas ao longo de mais de 20 anos, Eugénio da Fonseca é o convidado do podcast #fatimanoseculoXXI de fevereiro. Professor, licenciado em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa, tem dedicado a vida ao cuidado do outro. No podcast fala da matriz identitária de Fátima, da pastoral que emana deste lugar e dos desafios que esta pandemia coloca ao Santuário e a toda a Igreja.
 

O padre Jorge Duarte é a voz do comentário da Rádio Renascença de maio a outubro em Fátima. Fez o seu batismo na narração radiofónica em maio de 1982, durante a primeira visita de São João Paulo II, e de há 40 anos para cá regressa sempre ao mesmo lugar, reconhecendo que muita coisa mudou no espaço – “Fátima soube dialogar com a arte” –, mas no essencial o “grande milagre de Fátima são os peregrinos que continuam iguais”.
 

Helena Matos é jornalista e investigadora. Autora do documentário e da série documental “Povo que reza”, exibido na RTP em 2017, ano do centenário das Aparições, fala de Lúcia de Jesus- “uma das personalidades mais marcantes do século XX português”- e fala da relação entre os papas e Fátima: “É impossível hoje um Papa não vir a Fátima”.
 

HORÁRIOS

13 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 09h00
Terço

Missa, no Recinto de Oração

  • 10h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.