ÁUDIOS

PODCAST #Fátima no século XXI

Personalidades ligadas à ciência à política, às artes, à sociedade e à religião refletem sobre o lugar de Fátima no século XXI.

PODCAST também disponível em

Itunes_icon.png soundcloud_icon.png
2018-12-13_Podcast_1 (2).jpg

#Fátima no século XXI | D. António Marto

Vivemos o segundo século de Fátima.

Um século que nestas duas primeiras décadas tem sido marcado por uma conjuntura desfavorável e propicia a conflitos com várias expressões que a Mensagem de Fátima, na sua atualidade profética, nos ajuda a descodificar e a ultrapassar.

Neste mês de dezembro ouvimos o cardeal D. António Marto sobre Fátima e o Mundo, no século XXI.

 

Banner_pocas_das_Neves.png

#Fátima no século XXI | José Poças das Neves

Neste segundo podcast, o investigador José Poças das Neves reflete sobre a importância de Fátima, a atualidade da sua Mensagem e a imprescindibilidade do contributo do Santuário para a região centro e para o país.

 

01 _ FEV Aura Miguel_ Banner PODCAST 18_19@2x-100.jpg

#Fátima no século XXI | Aura Miguel

No terceiro podcast Fátima no Século XXI, a jornalista da Rádio Renascença e vaticanista Aura Miguel fala sobre a relação "vocacional" entre o Papa e Fátima.

 

2019-03-13_Fatima_no_seculo_XXI_Ana_Andre_BANNER.jpg

#Fátima no século XXI | Ana Catarina André

Fátima e a Comunicação Social é o tema que conduziu a conversa do quarto podcast Fátima no Século XXI, com a jornalista Ana Catarina André, autora do livro “Peregrinos”.

 

05_ ABR Henrique Leitao_ Banner PODCAST 18_19.jpg

#Fátima no século XXI | Henrique Leitão

O historiador da ciência, que foi distinguido com o Prémio Pessoa em 2014, é o convidado desta edição, onde se reflete sobre a relação entre a ciência e a fé, e de como o acontecimento e a Mensagem de Fátima permanecem atuais.

 

banner.jpg

#Fátima no século XXI | Joana Carneiro

Joana Carneiro, maestrina titular da Orquestra Gulbenkian, balizada entre a experiência pessoal da música como forma de educação para a fé e as grandes composições inspiradas em Fátima, percorre um itinerário experiencial de Fátima, que se consolidou com a direção da Orquestra e do Coro Gulbenkian no Concerto de Encerramento do Centenário das Aparições.

 

banner_1.jpg

#Fátima no século XXI | Pe. António Valério sj

O Pe. António Valério, sacerdote da Companhia de Jesus e diretor das publicações do Apostolado da Oração, fala sobre Fátima e os jovens, e diz que o grande desafio de Fátima é fazer com que os jovens se sintam em casa quando visitam o Santuário e façam ali a experiência de Deus, a partir do colo materno de Nossa Senhora.

 

banner_Paulo_Rangel.jpg

#Fátima no século XXI | Paulo Rangel

O eurodeputado social democrata, de 51 anos, portuense, que se define como cristão de cultura católica, é o convidado do oitavo podcast #FátimanoSéculoXXI, sobre Fátima e a Política, no qual reflete sobre a relação entre o fenómeno religioso e a política, o papel de Fátima no mundo e a sua especial vocação: acolher cimeiras de diálogo seja no campo religioso seja no campo político.

 

banner_Lidia_jorge.jpg

#Fátima no século XXI | Lídia Jorge

No nono episódio deste podcast, a escritora algarvia Lídia Jorge, formada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, que escreveu mais de 20 livros editados em várias línguas, entre eles romances, antologias de contos e uma peça de teatro, fala das emoções de Fátima e sublinha a importância da Cova da Iria como lugar de cultura.

 

2019-09-13_banner_Jose_Rui_Teixeira.jpg

#Fátima no século XXI | José Rui Teixeira

No 10.º episódio do podcast #FátimaseculoXXI, José Rui Teixeira, doutorado em literatura, diretor e presidente do Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência da Universidade Católica do Porto, fala sobre: o sentido da mensagem de Fátima, a importância do acolhimento, da penitência do caminho de Fátima.

 

01-_-OUT_-Banner-PODCAST-18_19.jpg

#Fátima no século XXI | D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente fala sobre a “originalidade” de Fátima, a sua “atualidade” e a sua “dimensão evangélica”, onde “radica a sua força”. O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa resume em três pontos a mensagem deixada por Nossa Senhora: “o Céu, o seu contrário e a conversão para lá voltar”.

 

01-_-OUT_-Banner-PODCAST-18_19.jpg

#Fátima no século XXI | D. Américo Aguiar

D. Américo Aguiar não esconde a admiração que tem pelos dois santos, não mártires, mais jovens da Igreja – os irmãos Francisco e Jacinta Marto. Nesta conversa centrada no acontecimento, na mensagem e nos protagonistas de Fátima, o bispo Auxiliar de Lisboa frisa que a Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Lisboa, como grande evento de juventude, tem de beber em Fátima, e que a Igreja portuguesa tem de ser capaz de criar as condições para que os jovens que vierem a Portugal “conheçam e se encontrem” com os Pastorinhos.

 

2019-12-11_Antonio_Marujo_2_Podcast.jpg

#Fátima no século XXI | António Marujo

O jornalista e escritor António Marujo é o convidado do PODCAST #FátimanoséculoXXI de dezembro. De olhos postos no presente, porque é neste tempo que temos de viver bem e dar o contributo pessoal para que “o planeta deixe de ser um lugar feio para tanta gente”, António Marujo fala da Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Lisboa, do que Fátima tem para dar ao mundo, “crente e não crente”, e de que forma a principal chave da mensagem – a conversão – pode ser a alavanca para um mundo melhor.

 

2020-01-13_Podcast_Pe_Carlos_Cabecinhas_2.jpg

#Fátima no século XXI | Pe. Carlos Cabecinhas

O reitor do Santuário de Fátima é o convidado do podcast de janeiro. Na abertura de mais um ano pastoral, é o responsável pelo Santuário que reflete sobre os desafios que se colocam à instituição na difusão da mensagem de Fátima e do culto aos dois santos, que constituem o seu maior legado, num ano em que os peregrinos são convidados a viver a santidade no mundo atual.

 

Unknown-1.jpeg

#Fátima no século XXI | Filipe Almeida

Filipe Almeida é diretor de serviço de Humanização do Centro Hospitalar Universitário de São João e pertence ao grupo de conselheiros do Papa Francisco, na Academia Pontifícia para a Vida.
É o convidado de fevereiro, no âmbito das jornadas Internacionais sobre “As crianças, a morte e o luto”,entre 7 e 10 de maio em Fátima.

 

 

2020-03-13_Podcast_Henrique_Raposo_banner2.png

#Fátima no século XXI | Henrique Raposo

O investigador, cronista do jornal Expresso e da Rádio Renascença, é o convidado do Podcast #fatimanoseculoXXI, no qual fala da importância do catolicismo como “elemento construtor de pontes” entre nações e sobre o papel que Fátima pode desempenhar na afirmação e na defesa da Paz.

2020-05-06_Podcast_Alexandre_Marto.jpg

#Fátima no século XXI | Alexandre Marto

Alexandre Marto é gestor hoteleiro, desempenhou vários cargos em instituições públicas de promoção e desenvolvimento turístico e é o entrevistado do PODCAST #fatimanoseculoXXI, de maio.

 

2020-06-12_Poscast_Banner.jpg

#Fátima no século XXI | Marco Daniel Duarte

Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, fala sobre a Imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições, no mês em que se comemora o centenário da chegada da escultura à Cova da Iria.

 

 

11.jpg

Foi ordenado bispo em 2015 para a Diocese de Setúbal.
D. José Ornelas foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa a 17 de junho de 2020, aos 66 anos. É o convidado do podcast #fatimanoseculoXXI do mês de julho.

 

2020-08-13_Podcast_D_Jose_Traquina.jpg

#Fátima no século XXI | D. José Traquina

O bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, D José Traquina, sublinha o papel de Fátima num apelo à nova criação, a partir da confiança e da abertura do coração a Deus. “Isto é o sentido da vida”.

 

2020-09-13_Podcast_Pe_Manuel_Antunes.jpg

#Fátima no século XXI | Pe. Manuel Antunes

O assistente do Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima é o convidado do Podcast #fatimanoseculoXXI. Aos 91 anos, o sacerdote, que é capelão do Santuário de Fátima desde 1976, lembra que o Santuário tem uma missão “de grande responsabilidade” e é, para muitos, o “lugar da cura e da conversão”.

 

10_-OUT-_Banner-PODCAST-20.jpg

#Fátima no século XXI | Pedro Valinho Gomes

O teólogo, que durante o tempo do centenário foi colaborador do Santuário, encontra-se atualmente na Universidade de Lovaina e é o convidado do Podcast #fatimanoseculoXXI. Acaba de lançar o livro “O espanto de Deus.
Para uma espiritualidade de Fátima”. Durante a conversa fala do Santuário como “ o lugar da presença de Deus” e de Fátima como “ um sinal de luz nestes tempos cinzentos de pandemia”.

 

 


HORÁRIOS

27 out 2020

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.