09 de fevereiro, 2022

2021-11-27_Expo_mural1.jpg

100 anos do jornal Voz da Fátima em exposição no NewsMuseum

Parceria com o único museu das notícias em Portugal dá a conhecer a história e a importância deste jornal, que uma vez mais sai da Cova da Iria para o mundo

 

O NewsMuseum passa a integrar a partir de amanhã, dia 10 de fevereiro, uma exposição dedicada aos 100 anos do jornal Voz da Fátima, o mais antigo projeto de comunicação do Santuário de Fátima.

Intitulada “Voz da Fátima: 100 anos a contar a história de uma mensagem em Portugal e no mundo”, a exposição insere-se no âmbito das comemorações do centenário do jornal e resulta de uma parceria entre o NewsMuseum e o Santuário de Fátima, procurando destacar a relevância da publicação na propagação local, nacional e global dos fenómenos que conduziram, e ainda hoje conduzem, tantos fiéis e curiosos ao Altar do Mundo.

Através de um formato audiovisual, o visitante poderá acompanhar, pelo olhar da Voz da Fátima, as preocupações de Portugal e do mundo em cada época, desde os primórdios da publicação, à 2.ª Guerra Mundial, à Guerra Fria ou à Revolução de Abril em Portugal. 

Desde a primeira publicação, a 13 de outubro de 1922, o jornal Voz da Fátima destinou-se a divulgar os fenómenos e acontecimentos de Fátima, tornando-se um meio de comunicação fundamental para comunicar com os fiéis e para difundir Fátima . O jornal existe aos dias de hoje, em formato digital e em papel, com uma tiragem superior aos 62 mil exemplares, o que faz do Voz da Fátima o jornal católico com maior tiragem e distribuição em todo o território português- Continente e Ilhas-, mas também no estrangeiro, sobretudo junto das comunidades portuguesas. Aliás, o jornal chegou a ter edições em língua estrangeira e suplementos. Também, por iniciativa de outras instituições e organismos católicos serviu de inspiração para a criação de outros títulos sobre Fátima, com particular expressão no continente asiático e na Austrália.

A parceria com o NewsMuseum é uma das iniciativas previstas para a comemoração do Centenário da Voz da Fátima, que se estende até ao final deste ano. O jornal cumpre cem anos no dia 13 de outubro de 2022. Durante este período pode ser vista também uma exposição mural nas alamedas do Recinto de Oração.

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.