26 de novembro, 2021

2021-11-27_Expo_mural2.jpg

Inaugurada exposição mural que evoca cem anos do jornal oficial do Santuário de Fátima

Mostra estará patente durante este ano pastoral, nos painéis das alamedas do Recinto de Oração.

No âmbito do centenário do jornal oficial do Santuário: Voz da Fátima, foi inaugurada, esta tarde, nos painéis das alamedas do Recinto de Oração, uma exposição mural que mostra as primeiras páginas do primeiro ano de edição da publicação, assim como as páginas mais emblemáticas e os assuntos mais relevantes que atravessam os cem anos deste mensário, que é espelho do crescimento do próprio Santuário de Fátima.

Nos 24 painéis que compõem a exposição, a par dos momentos mais emblemáticos, são também recordadas curiosidades históricas que foram partilhadas na publicação que, a 13 de outubro de 2022, publicará o seu número centenário.

“Ao longo de 100 anos, o jornal Voz da Fátima deu voz a muitas vozes e esteve ao serviço de uma causa maior que é a da difusão do culto a Nossa Senhora de Fátima. (..) Quem observar as primeiras páginas do seu primeiro ano de vida sentir-se-á transportado para os inícios do fenómeno de Fátima. Quem observar as primeiras páginas da sua longa vida, verá os mais importantes acontecimentos de Fátima, da Igreja, do País e também do mundo”, lê-se no painel introdutivo da exposição mural, que estará patente, durante o presente ano pastoral, no espaço que percorre o Recinto de Oração entre a Cruz alta e o edifício da Reitoria e a alameda que se estende do topo do Recinto à Capelinha das Aparições.

Cada painel é acompanhado de uma hiperligação e de um código QR, que, através da leitura de uma aplicação no dispositivo móvel, direciona para a edição que é mostrada no painel, em formato digital.

Na exposição, os grandes momentos que percorrem o século do mensário são apresentados em grandes temáticas: os proprietários, diretores e administradores que coordenaram a publicação; a progressão da tiragem do jornal; a evolução estética do cabeçalho; os suplementos e edições estrangeiras que o acompanharam; a relação entre a publicação e o Movimento da Mensagem de Fátima e demais associações de fiéis; a publicidade; as graças e curas publicadas no mensário; os editoriais e as diversas rubricas; a informação de destaque relativa às grandes peregrinações;  a presença da música; o crescimento do número de assinantes e as referências aos Papas e o culto de Nossa Senhora.

“O visitante desta exposição vai ter acesso àquilo que considerámos fundamental para entender este jornal como um instrumento para a valorização de Fátima que, a partir da primeira hora, serve também para credibilizar aquilo que se passa na Cova da Iria”, refere Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.

O jornal oficial do Santuário Voz da Fátima é editado mensalmente desde 13 de outubro de 1922. A comemoração do centenário da publicação, que iniciou a 13 de outubro de 2021 decorre até 13 de outubro de 2022, data em que o jornal completa 100 anos. Além da exposição mural, hoje inaugurada, outras iniciativas estão agenda no âmbito desta comemoração.

 

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.