21 de julho, 2011


Por ocasião da peregrinação internacional de Agosto, nos dias 12 e 13, realiza-se no Santuário de Fátima a Peregrinação do Migrante, uma iniciativa da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) inserida na 39.ª Semana nacional das Migrações, de 6 a 14 de Agosto.
Preside à peregrinação D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago, Cabo Verde.
"Em cada ano uma comunidade específica de imigrantes ou as comunidades portuguesas de determinado país são colocadas como intenção especial da peregrinação. Este ano, queremos realçar a comunidade imigrante de Cabo Verde que tem uma forte presença em Portugal. Por isso, apelamos a uma participação massiva de todos os imigrantes caboverdeanos na Peregrinação", exorta a OCPM na sua página oficial na internet.
No dia 12, a missa da vigília, celebrada no altar do recinto logo após o rosário das 21:30, foi presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo de Beja e Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.
Na manhã do dia 13, presidiu às celebrações D. Arlindo Gomes Furtado. A Eucaristia inicia às 10:00. (Todo o programa)
“Uma só Família Humana” é o tema da Semana das Migrações, o mesmo da mensagem do Papa Bento XVI para o 97º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.
«Todos, tanto os migrantes como as populações locais que os acolhem, fazem parte de uma só família e todos têm o mesmo direito de usufruir dos bens da terra, cujo destino é universal, como ensina a Doutrina Social da Igreja», refere Bento XVI na sua mensagem.
2012 - Obra Católica Portuguesa das Migrações celebrará 50 anos em 2012
Em 2012, a Obra Católica Portuguesa das Migrações assinala os 50 anos da sua criação, com uma Peregrinação, também em Agosto, ao Santuário de Fátima, presidida pelo responsável máximo do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o Arcebispo italiano D. Antonio Maria Vegliò.
 http://www.ecclesia.pt/ocpm/ 
 
PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.