12 de março, 2013


De Fátima, um apelo à oração


Oremos pela eleição do futuro Papa
 
Desde há anos que no Santuário de Fátima se celebra diariamente uma Missa pela vida e pelas intenções do Santo Padre.
 
Na manhã de 12 de março celebrou-se uma Eucaristia com uma intenção diferente: em tempo de Sede Vacante,  no dia em que iniciou o Conclave, rezou-se pela eleição do futuro Papa.
 

Presidiu à celebração, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o Reitor do Santuário de Fátima.
 
"O Papa ocupa um lugar de grande importância na terceira parte do segredo de Fátima, dado a conhecer em 2000, aqui no Santuário, por ocasião da terceira peregrinação de João Paulo II e por vontade expressa dele. Por esse motivo, aqui em Fátima, sentimos o especial dever de ter presente esta intenção de oração (pelo Papa)", destacou o padre Carlos Cabecinhas durante a homilia da eucaristia, ocasião em que convidou os cristãos a intensificarem a oração “para que o Senhor ilumine com o Seu Espírito os Cardeais que vão escolher o novo Papa".
 
O Reitor do Santuário de Fátima  recordou que também os pastorinhos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta “manifestaram sempre, depois das aparições, uma especial comunhão com o Papa”.
 

 
Nesta mesma celebração, em que refletiu sobre ministério petrino como “único e especial na Igreja”, o Reitor destacou que ser Papa é sobretudo estar ao serviço de Deus e dos irmãos.
 
“É verdade que a linguagem do serviço hoje não colhe muita simpatia”, por ser “uma missão difícil e exigente”, mas, acrescentou o padre Carlos Cabecinhas lembrando o testemunho dos últimos dias do pontificado de Bento XVI, é de grande importância, por ser “uma missão de serviço”.
 
A missão do Papa, disse, “é a de tornar visível, pelo seu ministério, o próprio Deus, princípio e fundamento da unidade da fé e da comunhão eclesiais”.
 
“Vivemos num tempo em que se exalta o sucesso daqueles que são servidos, que têm outros ao seu serviço. E contudo, no seguimento de Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir, o Papa assume uma missão de serviço. Ele é o Servus servorum Dei, o ‘Servo dos servos de Deus’. Está na Igreja ao serviço da unidade, da verdade, da caridade”, lembrou.
 
LeopolDina Simões
 
 



ARQUIVO 
 
Amanhã, terça-feira, dia 12 de março, dia de início do Conclave, celebrar-se-á no Santuário de Fátima a Missa pela eleição do Papa. A celebração, às 11:00, terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e será presidida pelo Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.
 
Como intenção especial de oração, rezar-se-á “para que o Senhor acompanhe sempre a sua Igreja, com a sua luz e a força do seu espírito, ilumine os cardeais, chamados à importante tarefa de eleição do novo sucessor do apóstolo Pedro”.
 
Recorde-se que, a 28 de fevereiro, na homilia da Eucaristia celebrada em ação de graças pela vida e pelo pontificado de Bento XVI, o Reitor do Santuário de Fátima sublinhou o relevo da figura do Papa para a Igreja: “o Papa continua na Igreja o ministério de Pedro, como sinal visível da unidade da Igreja, como aquele que preside na caridade à comunhão das Igrejas. A sua missão é um verdadeiro ‘ministério’, isto é, um serviço”.
 
Imagem:  
“Tu és Pedro”
Álvaro Siza Vieira, 2007
Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, Basílica da Santíssima Trindade, Santuário de Fátima
 
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.