14 de julho, 2016

3J3A4148.JPG

1ª edição dos Cursos de Verão  desafia jovens investigadores a pensar Fátima

Esta iniciativa, coordenada pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, conta com 55 participantes

 

Teve inicio esta manhã, a 1ª edição dos Cursos de Verão promovidos pelo Santuário de Fátima no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições. Esta iniciativa, que se prolonga até sábado,  é destinada a investigadores e jovens universitários da área da história e das ciências sociais.

Em declarações à imprensa, o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, afirma que um dos principais objetivos deste curso é «desafiar os jovens investigadores a conhecer e a ocuparem-se do fenómeno de Fátima>>, nomeadamente no domínio das ciências sociais - Sociologia, Antropologia, Direito , Psicologia ou até Economia.

O Pe Carlos Cabecinhas não esconde “alguma estranheza” por, cem anos depois das aparições, haver "uma lacuna grande" na investigação do acontecimento.

"Cem anos depois pensaríamos que tudo estaria já devidamente estudado. Não é verdade. De um modo geral, excluindo a História e a Teologia, a investigação científica não se tem ocupado muito do fenómeno de Fátima", sublinha.

A partir dos cursos de verão espera-se que surjam "estudos inovadores", nomeadamente "sobre Fátima, o fenómeno, o seu crescimento, o impacto que tem na sociedade portuguesa e também muito além das fronteiras do país".

O reitor não teme a polémica que possa surgir da sujeição dos pressupostos das aparições ao método científico de outras áreas de conhecimento.

"A pluralidade de visões passa ao lado da confessionalidade. Não pretendemos que nos venham fazer um discurso teológico sobre Fátima. Pretendemos que cada ciência, no seu âmbito, com as ferramentas científicas que lhe são próprias, sem outros preconceitos, se dedique a Fátima e aborde este fenómeno", explicou Carlos Cabecinhas.

<< Só esse tipo de abordagem objetiva nos dá também a perceção da importância de Fátima e da importância daquilo que aqui acontece e o seu significado para o mundo de hoje», reitera o reitor do Santuário de Fátima.

Este curso intensivo, que integra uma componente teórica expositiva mas também a oferta de visitas orientadas aos lugares mais significativos para a compreensão desta mensagem.

Na primeira edição a parte introdutória deste tema está a cargo de especialistas como por exemplo o professor Bruno Cardoso Reis, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que fez a primeira comunicação do curso com o tema «Fátima, o catolicismo global e o regresso de Deus às relações internacionais».

O acesso às fontes, a estrutura da mensagem de Fátima através da apresentação dos seus eixos estruturantes e o segredo são alguns dos temas que serão abordados ao longo destes três dias.

Este primeiro curso centrar-se-á no significado global das Aparições de Fátima no contexto do mundo contemporâneo, tema tratado por pessoas ligadas à instituição: Nuno Prazeres, Secretário do Apostolado Mundial de Fátima,  Ir. Ângela Coelho, Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e de Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia, e o Vice-reitor do Santuário,  Pe. Vítor Coutinho.

O curso conta com um programa complementar que possibilitará a participação nas atividades culturais que o Santuário promove, como são as visitas à exposição temporária e à permanente ou aos lugares que alguns destes investigadores não conhecem.

Está previsto um segundo curso, no verão de 2017, que será dedicado à relação entre Fátima e os Papas.

Segundo o reitor, esta aposta justifica-se porque "só este tipo de abordagem objetiva dá a perceção da importância de Fátima e a importância daquilo que aqui acontece e o significado de Fátima para o mundo e o Portugal de hoje".

 

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.