08 de julho, 2016

curso1.jpg

1ª edição dos Cursos de Verão para jovens investigadores arranca na próxima semana

Mais de meia centena vai estar na Cova da Iria para aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno de Fátima

 

O Santuário de Fátima promove na próxima semana a 1ª edição dos Cursos de Verão sobre Fátima, destinada a investigadores e jovens universitários da área da história e das ciências sociais.

O primeiro Curso de Verão sobre Fátima vai ter lugar nos dias 14, 15 e 16 de Julho nas instalações do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

Esta iniciativa, coordenada pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, contará com a participação de cerca de 50 jovens investigadores que durante dois dias aprofundarão os seus conhecimentos sobre o fenómeno e a mensagem de Fátima.

Um dos objetivos fundamentais destes cursos «é aproximar a comunidade científica da temática de Fátima», refere o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

Este curso intensivo, que integra uma componente teórica expositiva mas também a oferta de visitas orientadas aos lugares mais significativos para a compreensão desta mensagem, tem a particularidade de abordar Fátima não só pelos olhos dos teólogos mas também a partir do prisma de outras ciências sociais, como a antropologia, a história e a história da arte, a sociologia entre outras.

De forma introdutória, «esta primeira edição pretende ser uma aproximação ao fenómeno Fátima, precisamente para captar a atenção das pessoas que, não entendendo ainda o fenómeno ou estando pouco familiarizadas com a sua história, tenham uma primeira oportunidade de serem introduzidas nesta temática», sublinha Marco Daniel Duarte.

Outro dos objetivos desta iniciativa anual «será levar os investigadores a conhecer as fontes para o estudo de Fátima», de forma a que saibam quais são as «fontes arquivísticas, as artísticas e as fontes materiais. Desde 1917 até aos nossos dias, Fátima continua a ser tema de estudo e, portanto, é preciso entender quais são essas fontes primeiras para este específico estudo», afirma o coordenador do curso.

 

O curso não quererá fixar-se «numa abordagem teológica, mas antes na forma como a teologia tem abordado os conteúdos de Fátima porque a forma de olhar para o cerne da Mensagem de Fátima mudou ao longo do tempo e esses acentos permitem esclarecer muito do que foi o comportamento dos atores sociais de cada época histórica», sublinha ainda Marco Daniel Duarte.

Na primeira edição a parte introdutória deste tema está a cargo de especialistas de entre os quais se destaca o professor Bruno Cardoso Reis, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que abrirá o curso com o tema «Fátima, o catolicismo global e o regresso de Deus às relações internacionais».

Depois da lecionação dos temas propostos, este primeiro curso centrar-se-á no significado global das Aparições de Fátima no contexto do mundo contemporâneo, tema tratado por pessoas ligadas à instituição: Nuno Prazeres, Secretário do Apostolado Mundial de Fátima,  Ir. Ângela Coelho, Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e de Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia, e o Vice-reitor do Santuário,  Pe. Vítor Coutinho.

O curso conta com um programa complementar que possibilitará a participação nas atividades culturais que o Santuário promove, como são as visitas à exposição temporária e à permanente ou aos lugares que alguns destes investigadores não conhecem.

Estes cursos de verão são gratuitos. O segundo curso, no verão de 2017, é dedicado à relação entre Fátima e os Papas.

Programa 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.