O porta-voz do Vaticano apresentou a 4 de maio a visita de Bento XVI a Portugal, de 11 a 14 de Maio, destacando a importância que o Santuário de Fátima tem para o Papa. “Fátima é um lugar particularmente significativo para este Papa”, disse o P. Federico Lombardi, que falou do Santuário português como o coração da viagem.
A convite do Santuário de Fátima, as crianças e jovens a frequentar a catequese na Paróquia de Fátima estão a preparar-se para acolher o Papa Bento XVI, na tarde de 12 de Maio. Os últimos pormenores estão a ser definidos, mas certo é que a paróquia de onde são naturais os pastorinhos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, sob a coordenação do pároco Rui Marto, se prepara para levar as suas crianças e jovens a saudar Bento XVI à sua chegada ao Santuário. “O nosso coração vibra de alegria profunda e deseja agradecer a Deus e acolher o melhor que soubermos e pudermos o querido Papa Bento XVI”, afirma o pároco.
O Coro Adulto do Santuário de Fátima animará as celebra-ções da Peregrinação Internacional Aniver-sária de Maio, nos dias 12 e 13, que este ano serão presididas por Sua Santidade Bento XVI. Serão 80 vozes a cantar, a juntar às dos muitos milhares de peregrinos que se espera que venham a acolher o Papa neste santuário nacional português dedicado a Nossa Senhora.
Oração, beleza e alegria marcaram a “festa da fé” na cidade de Leiria, nos dias 21 a 23 de Maio. Na missa de encerramento, o bispo diocesano, D. António Marto, fez um apelo vibrante aos fiéis para que desejem e correspondam à graça da santidade, que é dada a todos pelo Espírito Santo. No final da procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima junto à igreja de Santo Agostinho, co-padroeiro da Diocese, a emoção do adeus com os lenços brancos a abanar dominava os corações e fazia correr as lágrimas nos rostos. Terminavam assim três dias intensos de espiritualidade e de comunhão eclesial que reuniram milhares de pessoas de todas as idades.
Na sua reflexão mensal sobre a actualidade da Igreja e do mundo, publicada no jornal “Voz da Fátima” com o título “Com Bento XVI, apóstolos de Fátima”, o Reitor deste santuário, a propósito da viagem apostólica de Bento XVI a Portugal no próximo mês de Maio, sublinha que a peregrinação do Papa à Cova da Iria “é o sinal maior de que Fátima tem uma mensagem para o séc. XXI e de que, com Deus presente, a esperança da humanidade é possível”. A peregrinação de Maio reaviva, considera o Padre Virgílio Antunes, a “realidade de uma mensagem de alcance universal” e a sua actualidade.
A Casa de Nossa Senhora do Carmo, pertença do Santuário de Fátima, acolherá o Papa Bento XVI na sua peregrinação a este santuário mariano por-tuguês, onde presidirá à Peregrinação Inter-nacional Aniversária de Maio de 2010, nos dias 12 e 13. Bento XVI ficará alojado no segundo piso, no mesmo quarto que acolheu o seu antecessor João Paulo II no ano 2000.