O Santuário de Fátima iniciou com a Peregrinação das Crianças do ano de 2008, a 9 e 10 de Junho, as celebrações do Centenário do Nascimento de Francisco Marto, o Pastorinho de Fátima nascido em 11 de Junho 1908. Até Junho de 2009, o Santuário pretende marcar um ano de comemorações em memória do Pastorinho Beato, beatificado em 13 de Maio de 2000, junto com a sua irmã, a pequena Jacinta Marto, pelo saudoso Papa João Paulo II.
Na manhã de 2 de Junho, pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António dos Santos Marto, foi benzida e inaugurada uma Via Lucis (Caminho da Luz), oferecida ao Santuário de Fátima pelo grupo católico de leigos de Itália: Testemunhas do Ressuscitado. A Via Lucis, da autoria do também italiano Vanni Rinaldi, está no átrio entre as Capelas da Ressurreição e do Santíssimo Sacramento, na Zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade, e é composta por catorze quadros que contemplam o Mistério da Ressurreição de Jesus Cristo, desde o momento em que Jesus ressuscita da morte até ao dia de Pentecostes, em que o Ressuscitado envia aos discípulos o Espírito Prometido. Imagem: Quadro da XI Estação - Jesus confia aos discípulos a Missão Universal
O Cardeal português D. José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, presidiu à Peregrinação Aniversária Internacional da Primeira Aparição de Nossa Senhora em Fátima, nos dias 12 e 13 de Maio. O tema desta peregrinação, proposto à reflexão dos peregrinos de Fátima durante todo este ano de 2008, e com base no Oitavo Mandamento de Lei de Deus – «Não levantarás falso testemunho» (Êx 20,16) – é: Tema: "Para que sejam consagrados na verdade" (Jo 17,19) O ofertório da Eucaristia Internacional de 13 de Maio de 2008 no Santuário de Fátima reverterá para as vítimas do conflito do Darfur. (...)