A 23ª Jornada Mundial da Juventude, o maior evento juvenil do mundo católico, que este ano é celebrado em Sidney, na Austrália, na presença do Santo Padre, foi recordada na manhã de 13 de Julho em Fátima, por ocasião da Eucaristia da Peregrinação Internacional Aniversária de Julho, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes. "Pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, para que por ocasião do Dia Mundial da Juventude, que está a ser celebrado em Sidney, na Austrália, desperte nos jovens o fogo do amor divino que os transforme em semeadores de esperança por uma nova humanidade", rezaram os fiéis em Fátima, no momento da Oração dos Fiéis. (Foto: Procissão das velas 12.07.2008)
A nova apresentação da Oratória "Fátima, sinal de esperança para a humanidade" está agendada para 13 de Julho, desta vez no Algarve, mais precisamente no Pavilhão da Arena de Portimão. As entradas são livres e o espectáculo inicia às 16h30.
Em 13 de Junho de 2008, aniversário da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima e também data celebrativa da entronização da imagem de Nossa Senhora na Capelinha das Aparições, foi benzido e inaugurado, no Cemitério de Ourém, um Memorial à Jacinta Marto, a pequena vidente de Fátima falecida em 20 de Fevereiro de 1920. Este gesto de homenagem à Pastorinha Vidente que foi beatificada junto com o seu irmão Francisco pelo Papa João Paulo II em 13 de Maio de 2000 foi uma iniciativa conjunta da autarquia municipal de Ourém e do Secretariado dos Pastorinhos, na pessoa do Rev. Padre Kondor, Vice-Postulador para a Causa da Canonização de Francisco e Jacinta Marto. O monumento recordará aos habitantes de Ourém e aos devotos que o visitarem, o lugar onde descansou durante quinze anos o corpo da bem-aventurada Jacinta Marto, até ao dia da sua transladação, em 12 de Setembro de 1935, para o Cemitério de Fátima, e posterior transferência para a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, no Santuário de Fátima, em 30 de Abril de 1951.