19 de abril, 2019

3J3A8820.jpg

“A cruz é a máxima expressão do amor misericordioso de Deus por nós”, afirma reitor do Santuário de Fátima

Celebração da Paixão do Senhor reuniu peregrinos de várias nacionalidades na contemplação da Cruz, na Basílica da Santíssima Trindade

 

O reitor do Santuário de Fátima lembrou hoje aos milhares de peregrinos que convergiram para a celebração da Paixão do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade, que não basta comovermo-nos ou impressionarmo-nos com a morte e a paixão de Jesus; é preciso contemplar a Cruz como a “máxima expressão do amor misericordioso de Deus por nós”. Só assim a cruz impede que “caiamos na indiferença” diante do “sofrimento que nos cerca diante dos crucificados deste mundo”.

“É fácil ficar sensibilizado diante das vítimas de uma catástrofe e darmos uma ajuda pontual. Bem mais difícil é vivermos esta atenção constante, na luta diária contra a indiferença diante do sofrimento e das dificuldades daqueles que nos cercam” sublinhou o Pe. Carlos Cabecinhas lembrando que “é para aí que nos conduz a contemplação da cruz de cristo, que se entregou e deu a vida por nós”.

E prosseguiu: “contemplar a cruz desafia-nos a respondermos com amor ao imenso amor de Deus” pois a morte de Jesus “lembra-nos, em cada dia, que a nossa própria vida só tem sentido se for vivida como doação e serviço”.

“A contemplação da Cruz e a consciência do grande amor de Deus por nós, que ela expressa, são chamamento permanente a percorrermos com Cristo esse mesmo caminho de entrega da própria vida a Deus e aos irmãos”.

Por isso, conclui: “mais do que à comoção” a contemplação da cruz “chama-nos à conversão”.

Esta sexta-feira santa, dia alitúrgico, centrado numa ampla liturgia da palavra e na comunhão eucarística, haverá ainda no Santuário uma Via Crucis , no Recinto de Oração, às 21h00.

O Sábado Santo, no Santuário, começa a oração de Laudes, às 9h00 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; 12h00 Rosário, na Capelinha das Aparições e, às 15h00, Oração a Nossa Senhora da Soledade (Via Matris), a partir da Capelinha das Aparições. Às 17h30 haverá oração de Vésperas, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A Vigília Pascal será celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, às 22h00,
seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento.

Estas celebrações terão interpretação em Língua Gestual portuguesa e podem ser seguidas em direto em www.fatima.pt.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.