14 de agosto, 2019

2019-08-14_Encontros_Basilica_Pedro_Valinho_3.jpg

A espiritualidade de São Francisco Marto vai ser o tema da quarta palestra dos “Encontros na Basílica”

Apresentação abordará a “peregrinação interior” do santo vidente e estará a cargo de Pedro Valinho Gomes e termina com um recital pelo organista António Mota

 

“Francisco Marto, peregrinação interior” é o tema que Pedro Valinho Gomes vai abordar na quarta palestra deste ano pastoral dos “Encontros na Basílica”, agendada para 8 de setembro, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

“Francisco foi um menino do interior. Caminhou por dentro, decidido, ao encontro do Olhar silencioso que fez repousar sobre ele a sua amizade. A sua vida não foi mais do que um encontro só. Foi só essa amizade. Foi tudo, portanto. Olhar a vida do Francisco é fazer caminho de conversão. E a conversão, ensina o Francisco, não é mais do que deixar a vida ser preenchida até à última célula pela amizade do Deus belo e bom. É peregrinação interior”, lê-se na sinopse da palestra.

Pedro Valinho Gomes, diretor Departamento para Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, é doutor em Filosofia, com uma tese sobre o perdão, e licenciado em Teologia, com uma especialização em Estudos Bíblicos. É também diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima e investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião e do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. Tem-se dedicado à investigação nas áreas do pensamento e espiritualidade cristãos, com uma particular atenção à narrativa e espiritualidade de Fátima.

No final da palestra, o organista António Mota interpretará, em recital, temas de compositores-organistas franceses da 1ª metade do séc. XX, com algum enfâse em Louis Vierne (organista titular em Notre-Dame, Paris, desde 1900 até à sua morte).

António Mota é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música e mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Leciona órgão, na Universidade de Aveiro e é o atual presidente da AMPO (Associação Musical Pro-Organo).

Os “Encontros na Basílica” são uma proposta de reflexão do sobre Fátima, que o Santuário está a dinamizar durante o atual triénio (2017-2020).

O encontro é de entrada livre.

 

PDF

HORÁRIOS

19 ago 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.