12 de outubro, 2018

2018-10-12_Entrevista_Bispo_Hiroshima_JPG_1.jpg

 

A Mensagem de Fátima “é o nosso programa para promovermos a paz”, afirma o bispo de Hiroxima

D. Alexis Mitsuru Shirahama preside à Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro que hoje começa em Fátima

 

O bispo de Hiroxima, Alexis Mitsuru Shirahama, que preside à Peregrinação Internacional Aniversária que se realiza esta sexta-feira e sábado no Santuário de Fátima, afirmou esta manhã que a Mensagem de Fátima é “um programa atual” para a promoção da paz no mundo.

“Nossa Senhora apareceu em Portugal com uma mensagem para o mundo; Portugal enquanto país tem responsabilidades acrescidas para difundir esta Mensagem e ajudar a tornar o mundo no lugar de paz” afirmou em declarações à Sala de Imprensa.

“Portugal tem um papel muito importante na difusão da Mensagem. Os cristãos portugueses têm de se empenhar muito em dá-la a conhecer ao mundo porque ela é uma verdadeira proposta de paz” acrescenta ainda o prelado japonês que afirma que a “Mensagem de Fátima é o nosso programa para alcançarmos a paz e a promovermos. Sentimo-nos muito ligados a Fátima”.

“Na nossa catedral rezamos todos os dias pela paz no mundo” refere .

Embora no Japão os cristãos sejam uma minoria- perto de 500 mil- “Fátima é muito conhecida junto dos cristãos japoneses”. A mensagem sobre a necessidade de oração para a conversão dos pecadores e pela paz, sobretudo em Hiroxima e em Nagasaki, cidades que experimentaram a brutalidade da bomba atómica durante a Segunda Guerra Mundial e os efeitos da destruição de pessoas e da natureza, é “muito considerada e vivida pelos cristãos japoneses” adianta ainda o prelado.

“Sentimos de uma forma muito forte o significado da paz e a necessidade da paz. Por isso rezamos muito por ela,  lá e cá. Foi por isso que viemos: rezar para que não haja mais bombas atómicas” esclareceu D. Alexis Mitsuru Shirahama que lidera um grupo de 58 peregrinos japoneses, que participarão nas celebrações hoje e amanhã na Cova da Iria.

“A conexão forte existente entre o tema da Paz e a Mensagem de Fátima desperta-me um grande interesse” refere ainda.

Na entrevista cedida à Sala de Imprensa do Santuário, o bispo lembra que os japoneses nem sempre conseguiram viver a sua fé de uma forma aberta e isso deixou marcas: “somos tímidos e pouco expansivos ao contrário dos Europeus. Mas somos muito espirituais e muito marianos porque acreditamos no colo materno de Nossa Senhora de Fátima”.

O bispo que presidirá às principais celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro- esta sexta-feira a abertura (18h30), a recitação do Rosário(21h30); Procissão das Velas(22h00) e Missa da Vigilia e, amanhã dia 13, Rosário (9h00) e Missa (10h00)- saúda ainda os avanços no aprofundamento das relações da santa Sé na China e lembra como a igreja católica japonesa procura influenciar os jovens consciencializando-os do valor da paz.

“Para nós católicos é muito difícil de influenciar os políticos mas podemos rezar e,  através da formação e dos que nos contactam, explicar e educar para a paz de forma a que possam, tal como nós, desejar e comprometer-se com a paz. Sempre que um homem tiver Deus no Coração estará em paz. Se todos tivermos Deus no Coração então viveremos a paz. E para termos Deus no coração precisamos de rezar, de rezar muito. Foi isso que Nossa Senhora pediu. É isso que nós católicos fazemos no Japão, especialmente em Hiroxima, nas nossas escolas, nos nossos jardins de infância, nas bibliotecas”, concluiu.

“A bomba nuclear destruiu a natureza e as pessoas...foi uma experiência terrível. Rezamos para que não se repita”, disse.

O bispo de Hiroxima irá oferecer a Nossa Senhora dois livros onde estão anotados os mais de 103 mil terços rezados pelos fiéis da sua diocese durante a comemoração do Centenário das Aparições, que também foi vivido “com grande intensidade” na Catedral, com várias celebrações marianas. Os livros integrarão o cortejo de apresentação dos dons, na missa de sábado, e serão oferecidos pelo prelado a Nossa Senhora no final da Missa.

Os principais momentos celebrativos da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, que evoca a sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, podem ser acompanhados em www.fatima.pt, em direto.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.