28 de janeiro, 2019

3J3A5196.JPG

 

A Virgem de Fátima terá um papel fortíssimo na JMJ 2022, assegura Cardeal Patriarca de Lisboa

D. Manuel Clemente falou da ligação de Nossa Senhora de Fátima às Jornadas Mundiais da Juventude, numa entrevista ao canal de televisão EWTN

 

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, garantiu numa entrevista ao canal católico de televisão EWTN, que Nossa Senhora de Fátima “terá um papel fortíssimo” na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022, que decorrerá em Lisboa.

“Será um papel fortíssimo, porque também é interessante verificar que nesta movimentação juvenil católica que verificámos em Portugal, a devoção mariana, a devoção a Nossa Senhora de Fátima é fortíssima”, afirmou o Patriarca.

O Cardeal recordou ainda a ligação entre Nossa Senhora e as Jornadas Mundiais da Juventude, uma vez que este evento internacional “é uma iniciativa papal” e “em todas as revelações, manifestações de Nossa Senhora na história, Fátima é a que está mais ligada aos Papas, a que está mais ligada ao ministério do Papa e a tudo aquilo que ao Papa se refere”. Portanto, acrescentou, “tudo isto conflui e vai ser muito bom”.

Já ontem o Presidnete da República em declarações à Agência Lusa referiu-se a esta ligação entre Nossa Senhora de Fátima e a Jornada Mundial da Juventude, sublinhando que "o peso de Portugal, o peso de Fátima, o peso do povo católico português” terão ponderado desta decisão do Papa.

O anúncio da escolha de Lisboa para palco da Jornada Mundial da Juventude em 2022 foi feito na Missa de envio que concluiu a Jornada do Panamá onde esteve a Imagem número 1 da Virgem Peregrina de Fátima, facto que aconteceu pela primeira vez, graças ao convite dirigido ao Santuário pelo arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa Mendieta.

O Reitor teve oportunidade de explicar os motivos que levaram o Santuário a autorizar a deslocação desta Imagem, que já está entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima desde 2000 saindo apenas em ocasiões absolutamente excecionais.

“ Por um lado, o convite feito pelo arcebispo do Panamá; por outro, o reconhecimento da grande devoção do povo do Panamá a Nossa Senhora e, finalmente, a temática desta Jornada ser totalmente mariana” disse o Reitor.

“Todos estes motivos fortes levaram-nos a decidir que a Imagem Peregrina que viria seria a original, que várias vezes percorreu o mundo inteiro e que desde o ano 2000 já não sai habitualmente do Santuário”, destacou o Pe. Carlos Cabecinhas.

O sacerdote lembrou que a Imagem, apesar de estar integrada no programa oficial da JMJ2019, o que constitui uma absoluta novidade, cumpriu um programa paralelo que a levou às periferias, procurando também alcançar um dos objetivos definidos pelos organizadores da JMJ 2019 que têm chamado a atenção para a necessidade da Igreja não esquecer as periferias, nomeadamente o Centro Penitenciário Feminino da Cidade do Panamá e o hospital oncológico desta cidade, para além de passagens por capelas e igrejas onde proporcionou momentos de oração aos fieis devotos do Panamá.

 

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.