search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Aposentados aprofundam Mensagem de Fátima a partir da experiência pessoal

12 de março, 2018

2018-03-12_Encontros_Aposentados_site_2.jpg

Aposentados aprofundam Mensagem de Fátima a partir da experiência pessoal

Iniciou hoje o primeiro turno dos Encontros de Espiritualidade para Aposentados, da Escola do Santuário, uma proposta de descoberta da Mensagem de Fátima pela reflexão e experiência, direcionada para o público sénior.

O itinerário arrancou ao final da manhã com um momento de acolhimento, onde os participantes partilharam as suas expetativas para os quatro dias que se seguem.

“Esta proposta para aposentados pareceu-me muito boa porque pode acrescentar valor. Como tenho tempo livre, aproveitei para aprofundar o meu conhecimento sobre a Mensagem de Fátima”, disse, à Sala de Imprensa do Santuário, Luís Portugal, um dos participantes neste primeiro turno.

Durante a tarde de hoje, decorreu uma visita à casas dos Videntes, em Aljustrel, à Loca do Cabeço, nos Valinhos, e à Igreja Matriz de Fátima, num momento que pretendeu fornecer uma propedêutica do acontecimento, explica o padre Francisco Pereira, que acompanhou os participantes durante a visita.

“O que se pretende é fazer perceber que os acontecimentos têm um determinado contexto. Para tal, fomos dar a conhecer o início da vida dos Pastorinhos: primeiro, na casa dos Videntes, com a experiência de vida em família; depois, na Loca do Cabeço, no primeiro momento em que eles foram preparados, pelo Anjo, para as Aparições de Nossa Senhora; e, num terceiro momento, na igreja paroquial, para, a partir da pia batismal, termos a referência da dimensão eclesial e comunitária dos Pastorinhos.”

A ponte com a visita ao contexto familiar e comunitário dos Videntes será feita na noite de hoje, num momento de reflexão partilhada, adianta o sacerdote.

“A partir desta experiência, vamos refletir, em grupo, sobre a origem de cada um dos que aqui está, para percebermos o caminho para onde vamos, à luz do acontecimento de Fátima.”

No regresso ao Santuário, os aposentados participaram num momento formativo que relacionou o acontecimento de Fátima com a “História da Salvação”. Antes do jantar, será celebrada a Missa. O dia termina com a recitação do Rosário.

Para amanhã, está previsto um percurso por diferentes espaços do Santuário que refletem o impacto histórico do acontecimento de Fátima. Depois do almoço, decorre uma visita aos túmulos dos Videntes, e a Via Mariae, uma proposta de lectio divina a partir dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que passará pelas cinco estações ali apresentadas.

A partir do tema “Aqui está o meu caminho”, inspirado no escrito “Como vejo a Mensagem através dos tempos e dos acontecimentos”, da Irmã Lúcia, os Encontros de Espiritualidade para Aposentados propõem uma releitura do século passado, suas memórias e dramas, apresentando um olhar de esperança realista sobre o século XXI.

Esta proposta de crescimento espiritual apresenta-se, assim, como uma oportunidade para amadurecer a reflexão sobre o sentido da vida e aprofundar a experiência de Deus, a partir de Fátima, que é uma Mensagem sobre o Coração de Deus e o coração do homem na imagem terna do Coração da Senhora do Rosário.

Está prevista a realização de um segundo turno, já na próxima semana, entre 19 e 22 de março, para o qual estão a decorrer inscrições.


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

18h30
Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

18h30

LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima