12 de março, 2018

2018-03-12_Encontros_Aposentados_site_2.jpg

Aposentados aprofundam Mensagem de Fátima a partir da experiência pessoal

Iniciou hoje o primeiro turno dos Encontros de Espiritualidade para Aposentados, da Escola do Santuário, uma proposta de descoberta da Mensagem de Fátima pela reflexão e experiência, direcionada para o público sénior.

O itinerário arrancou ao final da manhã com um momento de acolhimento, onde os participantes partilharam as suas expetativas para os quatro dias que se seguem.

“Esta proposta para aposentados pareceu-me muito boa porque pode acrescentar valor. Como tenho tempo livre, aproveitei para aprofundar o meu conhecimento sobre a Mensagem de Fátima”, disse, à Sala de Imprensa do Santuário, Luís Portugal, um dos participantes neste primeiro turno.

Durante a tarde de hoje, decorreu uma visita à casas dos Videntes, em Aljustrel, à Loca do Cabeço, nos Valinhos, e à Igreja Matriz de Fátima, num momento que pretendeu fornecer uma propedêutica do acontecimento, explica o padre Francisco Pereira, que acompanhou os participantes durante a visita.

“O que se pretende é fazer perceber que os acontecimentos têm um determinado contexto. Para tal, fomos dar a conhecer o início da vida dos Pastorinhos: primeiro, na casa dos Videntes, com a experiência de vida em família; depois, na Loca do Cabeço, no primeiro momento em que eles foram preparados, pelo Anjo, para as Aparições de Nossa Senhora; e, num terceiro momento, na igreja paroquial, para, a partir da pia batismal, termos a referência da dimensão eclesial e comunitária dos Pastorinhos.”

A ponte com a visita ao contexto familiar e comunitário dos Videntes será feita na noite de hoje, num momento de reflexão partilhada, adianta o sacerdote.

“A partir desta experiência, vamos refletir, em grupo, sobre a origem de cada um dos que aqui está, para percebermos o caminho para onde vamos, à luz do acontecimento de Fátima.”

No regresso ao Santuário, os aposentados participaram num momento formativo que relacionou o acontecimento de Fátima com a “História da Salvação”. Antes do jantar, será celebrada a Missa. O dia termina com a recitação do Rosário.

Para amanhã, está previsto um percurso por diferentes espaços do Santuário que refletem o impacto histórico do acontecimento de Fátima. Depois do almoço, decorre uma visita aos túmulos dos Videntes, e a Via Mariae, uma proposta de lectio divina a partir dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que passará pelas cinco estações ali apresentadas.

A partir do tema “Aqui está o meu caminho”, inspirado no escrito “Como vejo a Mensagem através dos tempos e dos acontecimentos”, da Irmã Lúcia, os Encontros de Espiritualidade para Aposentados propõem uma releitura do século passado, suas memórias e dramas, apresentando um olhar de esperança realista sobre o século XXI.

Esta proposta de crescimento espiritual apresenta-se, assim, como uma oportunidade para amadurecer a reflexão sobre o sentido da vida e aprofundar a experiência de Deus, a partir de Fátima, que é uma Mensagem sobre o Coração de Deus e o coração do homem na imagem terna do Coração da Senhora do Rosário.

Está prevista a realização de um segundo turno, já na próxima semana, entre 19 e 22 de março, para o qual estão a decorrer inscrições.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.