02 de abril, 2019

2019-04-02_Concerto_2.jpg

Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolhe, este domingo, Concerto Comemorativo da morte de São Francisco Marto

“Inspiração do Canto Gregoriano” é o título do concerto, pelo Ensemble Lusiovoce, com acompanhamento ao órgão de Sérgio Silva e direção de Clara Alcobia Coelho

 

Integrado no programa comemorativo do centenário da morte de Francisco Marto, que se assinala esta quinta-feira, 4 de abril, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher, no próximo domingo, 7 de abril, às 15h30, o concerto comemorativo “Inspiração do Canto Gregoriano”, pelo Ensemble Lusiovoce, com acompanhamento ao órgão de Sérgio Silva e direção de Clara Alcobia Coelho.

A música selecionada para este concerto, que tem entrada livre, assenta em três pilares de grande significado: a predominância de textos de devoção mariana, que aqui ocupam especial destaque; a simplicidade e ancestralidade do canto gregoriano como símbolo direto da infância e inocência de Francisco Marto; e a inclusão de música deste século, como sentida homenagem dos fiéis do nosso tempo.

O Grupo Vocal Lusiovoce, que neste concerto se apresenta maioritariamente na sua formação de vozes femininas, tem direcionado a sua atividade principal para a interpretação de música moderna. Executa frequentemente programas dedicados a temas específicos, como a composição portuguesa moderna e contemporânea, as diversas expressões da relação entre música e literatura, a contraposição entre novo e antigo. Tem colaborado com alguns dos principais festivais de música nacionais, como o Festival Cistermúsica de Alcobaça, o Festival de Vila do Conde, o Festival de Órgão de Santarém, o Festival Estoril Lisboa, Festival de Órgão da Madeira e na temporada de concertos da Basílica de Mafra. De outras apresentações em palcos nacionais destacam-se execuções de repertório sacro, como a Cantata St. Nicholas, de Benjamin Britten, e obras de Händel e Vivaldi no Teatro S. Carlos.

A maestrina Clara Alcobia Coelho fez os estudos superiores na Escola Superior de Música de Lisboa, nas áreas de Formação Musical e Direcção Coral. Concluiu o mestrado em Direcção Coral em 2010. Com o Coro Gulbenkian, foi responsável pela preparação musical de vários programas. No Festival “Les Musicalles de Grillon” foi maestrina do Coro de 2006 a 2016.  Dirige desde 2010 o Ensemble  Lusiovoce. Com agrupamentos da ESML, dirigiu a ópera Páride ed Helena de Gluck no Teatro São Luís, bem como muitos outros concertos e audições de música coral e vocal de câmara. Integra o Coro Gulbenkian desde 1997 e colaborou também com outros agrupamentos, como. Recentemente, destaca-se a direção da estreia em versão encenada de Hummus, de Zad Moultaka, em Lisboa e em Londres, com a companhia Opera Lab Europe, e a direcção do concerto de Laureados e Gravação do Prémio MUSA - Concurso de Composição. É docente, desde 2001 na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra.

O organista Sérgio Silva é mestre em música, pela Universidade de Évora. Começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação de João Vaz, na disciplina de órgão, e de António Esteireiro em acompanhamento e improvisação. Como concertista, apresenta-se regularmente, tanto a solo como integrado em diversos agrupamentos nacionais de prestígio, tendo atuado em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Macau. Enquanto investigador, tem realizado várias transcrições modernas de música antiga portuguesa. Atualmente, é docente de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, e é organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau, em Lisboa.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.