06 de maio, 2019

D0241373.JPG

Cardeal Filipino preside à Peregrinação Internacional de maio

Arcebispo de Manila, D. Luís Antonio Tagle, terá em Portugal uma agenda centrada em Fátima e nas questões sociais

 

A Peregrinação Internacional de maio, na qual se assinala também o segundo aniversário da canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, será presidida pelo cardeal filipino e arcebispo de Manila, D. Luis Antonio Tagle, num sinal de atenção à Ásia, cujo número de peregrinos não para de surpreender no Santuário de Fátima.

Nos primeiros quatro meses deste ano, o Santuário já acolheu 60 grupos de peregrinos asiáticos que se fizeram anunciar nas celebrações do programa oficial, nove dos quais oriundos das Filipinas.

Neste primeiro quadriénio de 2019, em que o Santuário convida os peregrinos a darem graças por Peregrinar em Igreja, oferecendo um conjunto de propostas de oração (catequeses) e de reflexão (simpósio e eventos formativos) sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima, os peregrinos sul coreanos continuam a destacar-se na Cova da Iria como o grupo mais expressivo da presença asiática neste lugar.

Entre janeiro e abril deste ano fizeram-se anunciar 30 grupos da Coreia do Sul, num total de 730 peregrinos entre os 1.934 peregrinos asiáticos registados no Santuário. A esta altura o Sri Lanka é o terceiro país asiático com o maior número de grupos- oito- e o segundo no número de peregrinos- 428.

Registe-se que estes números apenas dizem respeito aos registos do Santuário que dizem respeito aos grupos que solicitam o apoio do Departamento de Acolhimento de Peregrinos para a realização de celebrações particulares nos diferentes espaços do Santuário.

De salientar, por exemplo, que estes peregrinos são também, juntamente com os italianos, os que mais procuram a exposição permanente Fátima Luz e Paz, patente ao público no Museu do Santuário de Fátima. E, neste capítulo, são os peregrinos filipinos e do Sri Lanka aqueles que mais procuram os espaços expositivos do Santuário, solicitando visitas guiadas.

Recorde-se que dos 456 grupos que visitaram a Cova da Iria em 2018, provenientes da Ásia, 125 grupos eram sul coreanos, 93 filipinos, 48 indonésios e 36 vietnamitas. Acrescem a estas proveniências mais sete países a saber: India, China, Sri Lanka, Malásia, Singapura, Japão e Tailândia, num total de 15 mil peregrinos em grupos organizados.

Dos cerca de cem grupos já inscritos para esta peregrinação de maio (o número diz respeito a finais do mês de abril), cerca de 10% dos peregrinos vêm de Hong Kong, Coreia do Sul, Vietname, Filipinas e Singapura.

 

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422.jpeg

Um cardeal comprometido com a pastoral social

Luis Antonio Tagle é arcebispo de Manila, nas Filipinas, desde 2011 e o atual presidente da Cáritas Internacional. Foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012, recebendo o barrete cardinalício, o anel de cardeal e o título de São Félix de Cantalice a Centocelle.

O cardeal, de nacionalidade filipina, estudou filosofia no Seminário de São José, em Manila, e teologia na Universidade Ateneu de Manila. Foi ordenado diácono a 18 de julho de 1981, no Seminário São José, Manila. A 27 de fevereiro de 1982, foi ordenado presbítero.

Entre 1987 até 1991, voltou a estudar teologia na Universidade Católica da América, Washington DC, onde obteve o grau de Doutor em teologia.

Foi membro da Comissão Teológica Internacional de 1997 até 2002.

Eleito bispo de Imus em 22 de outubro de 2001, foi consagrado em 12 de dezembro, pelo cardeal Jaime Lachica Sin, arcebispo de Manila, assistido por Manuel C. Sobreviñas, bispo emérito de Imus, e por D. Pedro Arigó, bispo titular de Mactaris, vigário apostólico de Puerto Princesa. Promovido à sé metropolitana de Manila, em 13 de outubro de 2011, tomou posse em 12 de dezembro desse mesmo ano. Em 29 de junho de 2012, durante a Festa de São Pedro e São Paulo, recebeu o pálio do Papa Bento XVI na basílica de São Pedro.

As Filipinas são o único país do continente asiático onde os católicos são maioritários- cerca de 90% da população- e em 2021 o país assinala os 500 anos da chegada dos primeiros evangelizadores cristãos. Neste momento o país vive uma jornada de nove anos para a Nova Evangelização e cada ano é dedicado a um tema diferente. Em 2019, o tema pastoral é o da juventude, em sintonia com a Igreja Universal que acaba de sair de um sínodo sobre os Jovens e a Fé que resultou numa exortação pós-sinodal do Papa Francisco, intitulada Cristo Vive, na qual deixa pistas claras sobre a necessidade do protagonismo dos jovens na Igreja e da escuta dos jovens pela Igreja. No último ano deste ciclo, as Filipinas assinalarão a missio ad gentes (Missão às nações). Aliás, para o Papa Francisco a Ásia, e as Filipinas em particular, constituem uma região que precisa de constante evangelização.

O Cardeal Tagle é o atual responsável pela Cáritas Internacional e, por isso, durante a estada em Portugal terá vários encontros com a Cáritas, Cáritas diocesanas e responsáveis locais da Igreja por projetos de intervenção social para migrantes e sem abrigo.

 

D0241562.JPG

A Peregrinação Internacional de maio evoca a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos

Esta é a primeira Peregrinação Internacional Aniversária de 2019, em que o tema é “Dar graças por peregrinar em Igreja”.

Das principais celebrações do programa oficial destacam-se o acolhimento ao peregrino, dia 11 de maio pelas 18h30, com a celebração da eucaristia.

A Peregrinação tem início oficial no dia 12, com a conferência de imprensa que juntará o Cardeal António Marto, o Cardeal Luís Antonio Tagle e o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, pelas 18h30, com a Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições. Pelas 21h30, no mesmo local, rezar-se-á o Rosário internacional, seguido de Procissão das Velas e Missa.

No dia 13 de maio, segunda-feira, a Capelinha das Aparições acolhe pelas 9h00 o Rosário internacional seguido de Missa. Nesta celebração far-se-á a Bênção dos Doentes e Procissão do Adeus.

 

D0241069.JPG

O Santuário de Fátima procedeu a algumas alterações relativamente ao acolhimento de peregrinos a pé


Este ano o secretariado onde os peregrinos se podem inscrever para alojamento será no Albergue do Peregrino, junto ao Parque 2 (Latitude: 39°38'1.34"N e Longitude: 8°40'24.67”W). 
Os peregrinos serão atendidos por ordem de chegada e a inscrição é feita mediante o registo de um representante e a apresentação de lista de peregrinos que compõem o grupo com registo de dados pessoais elementares.
Estes serviços são prestados aos peregrinos de forma gratuita.
Horários de atendimento:
Dia 09 de Maio: das 15h00 às 19h00
Dias 10,11 e 12 das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

 

PROGRAMA

12 maio

14h00 Encontro para Guias de Peregrinos a pé - Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores

16h30 Missa, com a participação dos doentes 

17h30 Procissão Eucarística - Recinto de Oração

18h30 Saudação a Nossa Senhora-Capelinha das Aparições

21h30 Rosário, seguido de Procissão das Velas-Capelinha das Aparições

22h30 Missa-Recinto de Oração

 

13 maio

07h00 Procissão Eucarística-Recinto de Oração

09h00 Rosário-Capelinha das Aparições

10h00 Missa-Recinto de Oração

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.