09 de julho, 2018

1f71c29d-1214-4a78-927a-3b8920ce953f.JPG

 

D. António Marto preside à Missa de ação de graças pela dedicação da Catedral de Leiria

É a primeira solenidade a que o novo cardeal preside depois do Consistório

O novo cardeal português, D. António Marto, presidirá na próxima sexta feira, dia 13 de julho, pelas 21h00, à Missa de ação de graças por ocasião da dedicação da Catedral de Leiria, aproveitando a celebração para dar graças pelo dom do cardinalato.

O bispo de Leiria-Fátima foi feito cardeal no passado dia 28 de junho, no Consistório que decorreu na Basílica de São Pedro, recebendo o anel e o barrete cardinalícios pelas mãos do Papa Francisco. D. António Marto, tal como os restantes cardeais, foi ainda inserido na respetiva ordem (episcopal, presbiteral ou diaconal), uma tradição que remonta aos tempos das primeiras comunidades cristãs de Roma, em que os cardeais eram bispos das igrejas criadas à volta da cidade (suburbicárias) ou representavam os párocos e os diáconos das igrejas locais.

D. António Marto foi criado cardeal-presbítero com o título de ‘Santa Maria sopra Minerva’, uma igreja de Roma que já tinha sido atribuída, no século XVIII, ao cardeal Guilherme Henriques de Carvalho, 9.º patriarca de Lisboa, que foi bispo de Leiria.

O cardeal português nasceu a 5 de maio de 1947, em Tronco, Concelho de Chaves, Diocese de Vila Real; foi ordenado padre em Roma, em 1971 e a 10 de novembro de 2000 foi nomeado bispo auxiliar de Braga, pelo Papa João Paulo II, tendo passado pela Diocese de Viseu antes de ser escolhido por Bento XVI, em 2006, como bispo de Leiria-Fátima.

Portugal teve até hoje com 43 cardeais, a começar pelo chamado Mestre Gil, escolhido pelo Papa Urbano IV (1195- 1264).

Segundo a página online da diocese de Leiria-Fátima, esta sexta-feira, no final da celebração na Sé de Leiria haverá o envio missionário de quatro pessoas do grupo Ondjoyetu para a Diocese do Sumbe, em Angola, e de 12 para uma semana missionária, no mês de agosto, em Figueiró dos Vinhos.

Serão, ainda, enviados cerca de 100 caminheiros da Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas a participar no RoverWay, na Holanda, de 23 de julho a 3 de agosto.

Depois da celebração, nos claustros da sé, haverá um porto de honra para comemorar a nomeação cardinalícia de D. António Marto estando para o efeito convidados todos os diocesanos.

HORÁRIOS

18 dez 2018

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.