19 de maio, 2025

imagem-ilustrativa-das-viagens-das-imagens-da-virgem-peregrina-de-fatima-maio-de-2025.png

Dez esculturas da Virgem Peregrina ligam Fátima ao mundo

Até ao final do ano, 10 das 13 esculturas da Virgem Peregrina assinalam e renovam relações de décadas com paróquias e dioceses, na Europa e na América do Sul.

 

O Ano Jubilar, e outros contextos particulares e efemérides marcam as viagens da Virgem Peregrina de Fátima em 2025. As deslocações intensificam-se em maio, quando estão em curso a maior parte das visitas às paróquias e dioceses.

Este ano, imagem está presente na Europa e na América do Sul, para assinalar aniversários significativos de irmandades, paróquias e dioceses. Na Europa, Portugal, Espanha e Itália são os três países mais visitados. Na América do Sul o Brasil é o país com mais visitas, concentradas em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Portugal

Em Portugal, a Virgem Peregrina de Fátima está na Diocese do Porto, em Felgueiras, no Santuário de Santa Quitéria, por iniciativa da Confraria do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria. Trata-se da oitava imagem, que antes peregrinou pelas paróquias da Unidade Pastoral do Mondego: Arzila, Pereira do Campo, Ribeira de Frades, Santo Varão, Taveiro, e Ameal. Ainda na Diocese do Porto, a segunda escultura da Virgem Peregrina de Fátima participa no 40.º aniversário da peregrinação a Fátima da Paróquia de São Pedro de Castelões e da Paróquia de São João Batista de Cepelos.

Em território nacional está também a décima imagem da Virgem Peregrina de Fátima, num périplo peregrinante que está a cumprir por várias paróquias da Diocese de Santarém, no contexto da celebração do Cinquentenário da criação da Diocese. Nas paróquias de São Miguel de Alcainça e de Nossa Senhora da Conceição de Igreja Nova, da Vigararia de Mafra, Patriarcado de Lisboa, a 11.ª escultura da  Virgem Peregrina de Fátima visita instituições e gentes da paróquia neste mês de maio, dedicado a Maria. 

 


imagem-peregrina-numero-dez-de-nossa-senhora-do-rosario-de-fatima-em-tomar-diocese-de-santarem.pngFotografia © Diocese de Santarém. A décima escultura da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em Tomar, no âmbito da peregrinação em curso, que leva a Imagem Peregrina de Fátima a várias paróquias. 


Espanha

Em Espanha, está a quinta escultura da Virgem Peregrina de Fátima, para as celebrações dos 75 anos da primeira visita da Imagem à Diocese de Badajoz e dos 55 anos de peregrinações a Fátima. No país ibérico, em Sevilha, a imagem n.º2 à Paróquia de Nuestra Senõra de La Consolación, em El Pedroso, assinalou, antes de maio, os 70 anos da primeira visita de uma Imagem Peregrina ao local. Estas duas visitas a Espanha em 2025 assinalam efemérides significativas de primeiras visitas da Imagem Peregrina.  


Itália

A terceira Imagem Peregrina visita a unidade pastoral de Poncarale e Borgo, em Brescia, Itália, para participar nas festas em honra da Virgem Maria. O Ano Jubilar motiva a presença da Imagem Peregrina de Fátima na Lombardia e Veneto, na Itália, numa iniciativa promovida pelo Apostolado Mundial de Fátima, onde estará a escultura n.º4. No país transalpino estará também a 12.ª escultura, para uma visita à Diocese de Sabina-Poggio Mirteto e à Diocese de Lanciano-Ortona, onde decorrem celebrações marianas, neste Ano Jubilar. A 13.ª Imagem desloca-se à Diocese de Brescia, por ocasião da constituição da nova Unidade Pastoral “Redentore” e expande as suas visitas a outras dioceses de Itália, numa iniciativa do Movimento Ecclesiale Famiglia del Cuore Immacolato di Maria, designada “Peregrinatio Marie e Missioni al Popolo”. 


Brasil e Venezuela

No continente americano, a Virgem Peregrina de Fátima está, no mês de maio, em peregrinação no Brasil. Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Sumaré, no estado de São Paulo, está a terceira escultura. No Brasil está também a imagem n.º 6 da Virgem Peregrina de Fátima, para assinalar os 50 anos da Irmandade de Nossa Senhora de Fátima, sedeada na cidade do Guarujá, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, em visita à Catedral de Santos. No Rio de Janeiro, a Diocese de Campos dos Goytacazes recebe a visita da nona escultura da Virgem Peregrina de Fátima, no contexto das celebrações dos 25 anos da Comunidade Mariana Aliança Eterna, através de uma representação local do Apostolado Mundial de Fátima e da Administração Apostólica de São João Maria Vianney. No mesmo continente, a 11.ª imagem da Virgem Peregrina de Fátima, atualmente em Mafra, visitará, ainda este ano, a Paróquia de Nuestra Senõra de Las Mercedes, Diocese de San Filipe, no município Arístides Bastidas, no estado venezuelano de Yaracuy, no noroeste da Venezuela.
 


A primeira Imagem Peregrina

A primeira Imagem Peregrina de Nossa de Fátima foi concebida de acordo com as indicações da Irmã Lúcia, vidente de Fátima. Foi oferecida ao Santuário pelo então bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva, e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor. Devido às inúmeras solicitações dirigidas à Cova da Iria, foram feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina de Fátima, que são atualmente 13. A primeira Imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.

escultura-no-1-da-virgem-peregrina-de-fatima.jpg

 
PDF

HORÁRIOS

23 mai 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.