10 de junho, 2019

2019-06-10_Encenacao_2.jpg

Encenação sobre a Capelinha das Aparições apresentou o tema da Peregrinação das Crianças

Através da música, da dança e da representação, os pequenos peregrinos foram despertados para sentido de gratidão pelo dom da peregrinação em Igreja, a partir daquele que é considerado o coração do Santuário

 

Milhares de crianças assistiram, ao início da manhã de hoje, à primeira apresentação da encenação do tema da Peregrinação Nacional das Crianças : “Façam aqui uma capela”, na Basílica da Santíssima Trindade, representado por alunos do Colégio de São Miguel, de Leiria-Fátima. A encenação, que inclui momentos de música, dança e representação, desafiou os pequenos peregrinos a perspetivar o coração como “uma capela onde Deus está”, que deve ser vivida no quotidiano de cada um.

A apresentação, que se repete às 15h00 de hoje, aconteceu na Basílica da Santíssima Trindade e reuniu milhares de peregrinos das várias dioceses do país, também eles chamados a integrar a encenação a determinado momento, levando pequenos blocos até ao altar para construir uma pequena capela.

Esta primeira dinâmica do dia baseou-se no mote proposto para a Peregrinação das Crianças deste ano: o de ajudar os pequenos peregrinos a descobrir a Capelinha como o coração do Santuário e meta de uma Igreja peregrina, que aqui se reúne para viver e celebrar a sua fé, mas também para aprender, com Maria, a construir-se como povo de Deus, construção espiritual onde Deus habita, nação santa, chamada a proclamar as maravilhas de Deus.

Depois de assistirem à encenação sobre a Capelinha das Aparições, as crianças deslocaram-se até ela, para rezar o Rosário, que foi recitado em simultâneo por uma criança ouvinte e por uma criança surda, o que aconteceu pela primeira vez em Fátima. Neste momento, decorre a Missa da peregrinação, no Recinto de Oração, presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo Auxiliar do Porto.

A Peregrinação das Crianças, que acontece há mais de quatro décadas, celebra este ano o centenário da construção da Capelinha das Aparições e tem como lema o pedido que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos na aparição de outubro de 1917: “Façam aqui uma capela”, para, a partir daquele que é considerado o coração do Santuário, despertar nas crianças o sentido de gratidão pelo dom da peregrinação em Igreja.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.