08 de abril, 2019

2019-04-05_2_Cartaz Per Criancas 2019 740x400.jpg

Peregrinação das Crianças vai falar ao coração dos pequenos peregrinos através do coração do Santuário

O encontro, que se realiza a 10 de junho, parte daquele que é o coração do Santuário, a Capelinha das Aparições, para despertar no coração das crianças a gratidão pelo dom da peregrinação em Igreja

 

Em ano de centenário da construção da Capelinha das Aparições, a Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima vai ter como lema o pedido que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos na aparição de outubro de 1917: “Façam aqui uma capela”, para, a partir daquele que é considerado o coração do Santuário, despertar nas crianças o sentido de gratidão pelo dom da peregrinação em Igreja.

“Queremos ajudar as crianças a descobrir a Capelinha como o coração do Santuário e meta de uma Igreja peregrina, que aqui se reúne para viver e celebrar a sua fé, mas também para aprender, com Maria, a construir-se como povo de Deus, construção espiritual onde Deus habita, nação santa, chamada a proclamar as maravilhas de Deus”, é proposto no programa da Peregrinação, que será presidida por D. Armando Esteves Domingues, bispo auxiliar do Porto.

Na preparação da Peregrinação, as crianças são desafiadas a realizar a habitual campanha de maio, que, este ano, propõe a descoberta da identidade peregrina cristã através da montagem de uma mochila e de recortes, em papel, de quatro mantimentos e suportes essenciais a uma peregrinação: a água, o pão, um mapa e o bordão, símbolos do Batismo, da Eucaristia, da Palavra de Deus e da disponibilidade de coração, respetivamente.

O programa tem início na tarde do dia 9, com uma visita, às 18h00, aos locais das Aparições do Anjo e de Nossa Senhora, em Aljustrel, Loca do Cabeço e Valinhos. Segue-se, às 21h30, uma celebração, na Capelinha das Aparições, sob o lema “Maria, a Mãe que nos abriga na sua Capelinha”, que integra a recitação do Rosário, procissão das velas e um momento de oferta de flores a Nossa Senhora.

O dia seguinte arranca ao tom do anterior, com saudação e oferta de flores a Nossa Senhora, às 9h00, seguindo-se, meia hora depois, uma primeira apresentação da encenação do tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade, que se repetirá às 15h00. Os pequenos peregrinos regressarão depois à Capelinha das Aparições, onde são convidados a recitar o Rosário, às 10h00. A Missa da peregrinação, que é celebrada uma hora depois, no Recinto de Oração, será presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo Auxiliar do Porto. No final da celebração será distribuida uma lembrança a todas as crianças.

O secretariado da Peregrinação estará no Posto de Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto, e a assistência médica decorrerá no posto de socorros, localizado atrás da Azinheira Grande.

As celebrações do dia 10 terão tradução em língua gestual portuguesa, com o terceiro mistério do Rosário da manhã a ser recitado em simultâneo por uma criança falante e por uma criança surda.

O Rosário da noite, com procissão das velas, e todas as celebrações do dia 10, incluindo a encenação do tema da peregrinação, na Basilica da santíssima Trindade, terão transmissão direta em www.fatima.pt.

A peregrinação das crianças acontece há mais de quatro décadas e reúne, todos os anos, milhares de crianças no Santuário de Fátima.

 
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.