15 de dezembro, 2018

IMG_3098.JPG

 

Escola do Santuário promove aprofundamento do Rosário em quatro fins de semana

O Rosário é apresentado como itinerário evangélico de vida teologal, sintonizando os diferentes mistérios com a espiritualidade do tempo litúrgico

 

Arrancou este sábado um percurso de experiência, formação e reflexão sobre o Rosário, com o objetivo de recuperar a consciência do seu significado, da sua profundidade e da sua atualidade.

“O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: Mistérios Gozosos” é o tema da primeira etapa desta proposta formativa da Escola do Santuário de Fátima que será desenvolvida ao longo do ano, em quatro sessões.

A proposta de aprofundamento do Rosário parte do pedido insistente que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria aos Pastorinhos para a oração diária do Terço. Ao assumir-se como “escola do Rosário”, o Santuário oferece agora a possibilidade de uma redescoberta desta forma de oração, recuperando a consciência do seu significado, da sua profundidade e atualidade.

“Esta é a primeira experiência forte de fazemos, para além de uma formação mais tradicional, que pretende ser inovadora, situando-se algures entre o retiro e o curso” avança o Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima que sublinha, por outro lado, que esta iniciativa obedece “à nossa missão pois com este itinerário estamos a cumprir uma das grandes missões de Fátima: o apelo deixado por Nossa Senhora para que se rezasse o Terço”.

O aprofundamento desta prática orante irá concretizar-se em quatro encontros, com início na manhã de sábado e final na tarde de domingo, ao longo do ano litúrgico, sintonizando os diferentes mistérios com a espiritualidade de cada tempo.

Neste primeiro fim de semana, que marca o arranque da iniciativa, estão a ser abordados os seguintes temas, centrados nos mistérios gozosos: “História do Rosário”; “Os Mistérios da Alegria: perspetiva bíblica e espiritual”; “A alegria de crer, esperar e amar”; “A incarnação”; “Aprofundamento teologal” e “Partilhar a alegria”.

O grupo de 50 participantes, todos inscritos nos quatro itinerários, “é plural do Minho ao Algarve” e revela “uma grande abertura e entusiasmo com o facto de ter pela frente um percurso de espiritualidade onde possa aprofundar esta ideia de rezar o Terço e meditar nos mistérios de forma mais profunda” realça o sacerdote.

A disposição da sala em cinco grupos também constitui um propósito fundamentado, não só na simbologia dos cinco mistérios mas também na necessidade de um contacto mais direto e próximo entre os elementos.

Nos mistérios gozosos ou da alegria, como são tratados neste percurso formativo, meditar-se-á sobre A anunciação do Anjo e Encarnação do Verbo no seio de Maria; a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel- o encontro e o júbilo; o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém- a noite e o parto-; a Apresentação do Menino Jesus no templo – as profecias e o cumprimento- e a Perda e Encontro do Menino Jesus no templo, discutindo com os doutores da lei- os doutores e o Pai-.

Os seguintes fins de semana decorrem já em 2019, com o segundo a realizar-se a 19 e 20 de janeiro, durante o tempo comum, com o foco nos mistérios luminosos; o terceiro, a 16 e 17 de março, em plena Quaresma, sobre os mistérios dolorosos; e o quarto a 18 e 19 de maio, no tempo da Páscoa, com a abordagem aos mistérios gloriosos.

A participação no itinerário, que tem inscrição gratuita, mas obrigatória, destina-se a todos os interessados, tendo particular interesse para todos os agentes pastorais. Tendo em conta que o itinerário constitui uma unidade, serão privilegiadas as inscrições feitas para a totalidade do percurso.

Está prevista ainda a proposta do itinerário na sua globalidade, entre 27 de maio e 2 de junho, para a qual serão comunicadas informações específicas em abril, altura em que abrirão também as inscrições.

Através desta proposta formativa, que apresenta o Rosário como itinerário evangélico de vida teologal, o Santuário de Fátima pretende aprofundar esta prática de oração mariana, destacando: a sua evolução na história da espiritualidade cristã, o seu sentido cristocêntrico, a sua importância na Mensagem de Fátima, a compreensão do seu papel mistagógico na vida cristã experimentada como existência teologal e o reconhecimento do seu valor evangélico na vida espiritual dos crentes.

Esta é uma proposta da Escola do Santuário que, através de itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima, tem assumido, desde o início de 2018, a missão de aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade, e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

Durante o ano que agora termina, nos diversos itinerários que dinamizou, a Escola do Santuário recebeu cerca de três centenas de participantes.

Para o ano pastoral de 2018-2019, a Escola dispõe de três propostas formativas, com modelos e formatos diferentes: os Itinerários de Espiritualidade, um Curso sobre a Mensagem de Fátima e as Oficinas Pastorais.

PDF

HORÁRIOS

15 jul 2019

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.