10 de dezembro, 2018

2018-11-22_Itinerario_do_Rosario_2.jpg

Escola do Santuário propõe aprofundamento do Rosário em quatro fins de semana

O Rosário  será apresentado como itinerário evangélico de vida teologal, sintonizando os diferentes mistérios com a espiritualidade do Advento, tempo comum, Quaresma e Páscoa

 

A Escola do Santuário propõe, para este ano pastoral, um percurso de experiência, formação e reflexão sobre o Rosário, com o objetivo de recuperar a consciência do seu significado, da sua profundidade e da sua atualidade. “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal” é o tema da proposta formativa que se irá desenvolver ao longo do ano, em quatro sessões. A primeira decorre a 15 e 16 de dezembro próximo e será sobre os Mistérios gozosos.

A proposta de aprofundamento do Rosário parte do pedido insistente que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria aos Pastorinhos para a oração diária do Terço. Ao assumir-se como “escola do Rosário”, o Santuário oferece agora a possibilidade de uma redescoberta desta forma de oração, recuperando a consciência do seu significado, da sua profundidade e atualidade.

O aprofundamento desta prática orante irá concretizar-se em quatro encontros, com início na manhã de sábado e final ao meio da tarde de domingo, ao longo do ano litúrgico, sintonizando os diferentes mistérios com a espiritualidade de cada tempo. O arranque está agendado para o período do Advento, a 15 e 16 de dezembro, em dois dias que se irão centrar nos Mistérios gozosos.

Neste primeiro fim de semana serão abordados os seguintes temas: “História do Rosário”; “Os Mistérios da Alegria: perspetiva bíblica e espiritual”; “A alegria de crer, esperar e amar”; “A incarnação”; “Aprofundamento teologal” e “Partilhar a alegria”.

Os seguintes fins de semana decorrem já em 2019, com o segundo a realizar-se a 19 e 20 de janeiro, durante o tempo comum, com o foco nos mistérios luminosos; o terceiro, a 16 e 17 de março, em plena Quaresma, sobre os mistérios dolorosos; e o quarto a 18 e 19 de maio, no tempo da Páscoa, com a abordagem aos mistérios gloriosos.

A participação no itinerário, que tem inscrição gratuita, mas obrigatória, destina-se a todos os interessados, tendo particular interesse para todos os agentes pastorais. Tendo em conta que o itinerário constitui uma unidade, serão privilegiadas as inscrições feitas para a totalidade do percurso.

Está prevista ainda a proposta do itinerário na sua globalidade, entre 27 de maio e 2 de junho, para a qual serão comunicadas informações específicas em abril, altura em que abrirão também as inscrições.

Através desta proposta formativa, que apresenta o Rosário como itinerário evangélico de vida teologal, o Santuário de Fátima pretende aprofundar esta prática de oração mariana, destacando: a sua evolução na história da espiritualidade cristã; o seu sentido cristocêntrico; a sua importância na Mensagem de Fátima; a compreensão do seu papel mistagógico na vida cristã experimentada como existência teologal e o reconhecimento do seu valor evangélico na vida espiritual dos crentes.

Esta é uma proposta da Escola do Santuário que, através de itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima, tem assumido, desde o início de 2018, a missão de aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade, e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

Durante o ano que agora termina, nos diversos itinerários que dinamizou, a Escola do Santuário recebeu cerca de três centenas de participantes. 

Para o ano pastoral de 2018-2019, a Escola dispõe de três propostas formativas, com modelos e formatos diferentes: os Itinerários de Espiritualidade, um Curso sobre a Mensagem de Fátima e as Oficinas Pastorais.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.