05 de dezembro, 2019

2019-11-19_Retiros_de_Luz2.jpg

Escola do Santuário propõe retiros de silêncio para o novo ano pastoral

O primeiro dos quatro “Retiros da Luz”, dirigidos a todos os que sintam a necessidade espiritual de recomeçar/renovar a vida, acontece já de 6 a 8 de dezembro.

 

“A alegria da luz” é o título do primeiro de quatro retiros de silêncio que a Escola do Santuário propõe para 2019/20. Agendado para 6 a 8 de dezembro, este encontro dá início aos “Retiros da Luz”, uma proposta do Santuário inspirada na experiência da luz descrita pelos Pastorinhos, no final das Aparições, que visa proporcionar uma experiência interior da misericórdia de Deus, através da prática da oração da compaixão e da confiança.

Os retiros, que vão acompanhar a espiritualidade de cada tempo litúrgico e o ritmo do rosário, assentam em quatro passos: o do silêncio, que, pela espera, abre o coração à luz; o da Palavra, que dá sustento à fé; o da oração; e o da reparação, que promove o amor pelo próximo.

O encontro agendado para o Tempo de Advento inicia, assim, com um momento de abertura ao silêncio, na noite de sexta-feira, 6 de dezembro. O dia de sábado, passado entre a escuta da Palavra e a oração, ao ritmo dos mistérios gozosos, irá refletir sobre temas como a liberdade e a caridade, sempre na perspetiva da experiência da luz descrita pelos Pastorinhos, no final das Aparições. O encontro termina no domingo, sintetizando uma leitura da alegria do Advento em chave Pascal, núcleo do Mistério cristão.

Os restantes retiros desta proposta decorrem em 2020: na Quaresma, de 28 de fevereiro a 1 de março, realiza-se o encontro “Pelo sofrimento à luz”; “Salvos pela luz” é o título do retiro da Páscoa, agendado para o período de 24 a 26 de abril; e, para o Tempo Comum, estão previstas duas edições sob o tema “A vida na luz”: uma breve, de 31 de julho a 2 de agosto, e uma longa, de 26 a 30 de agosto.

As inscrições nos retiros são obrigatórias e sujeitas a confirmação. Mais informações através de [email protected] ou de +351 249 539 600.

Para o novo ano pastoral, a Escola do Santuário tem já agendado o Itinerário sobre o Rosário, a realizar de 29 de junho a 5 de julho de 2020. Desde 2018, a Escola do Santuário tem assumido a missão de aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade, e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.