14 de novembro, 2020

154A5480.jpg

 

“Este livro é uma síntese amadurecida, sólida e atual da mensagem de Fátima, que nos oferece uma sistematização dos seus conteúdos”

“Dentro da Luz- Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” é o título do livro da autoria da irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, apresentado esta tarde.

 

“Dentro da Luz- Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” é o título do livro da autoria da irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, apresentado esta tarde, numa sessão on line, e com a participação da autora e do Reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

“Esta obra é fruto de uma reflexão que foi amadurecendo e se foi aprofundando ao longo dos mais de 20 anos em que a autora se dedicou a divulgar a mensagem de Fátima, através de conferências, cursos e catequeses, quer em Portugal, quer em outros países, como por exemplo os Estados Unidos, o Brasil, a Espanha ou a Itália”, começou por explicar o sacerdote.

O padre Carlos Cabecinhas considera que “a familiaridade com as fontes e com os estudos publicados permite-lhe apresentar uma visão fiel e atual da Mensagem, nos seus diversos aspetos”, que através “do entusiasmo das suas palavras transparece a enorme devoção a Nossa Senhora e aos Santos Pastorinhos de Fátima, mas igualmente o grande amor ao Povo santo e fiel de Deus, a quem procura transmitir essa devoção e a atualidade da Mensagem de Fátima, através de uma linguagem nova e encantadora e de propostas concretas para a realizar neste tempo e neste mundo que são os nossos e que Deus nos confiou.”

O livro que é dado à estampa é, em grande medida, fruto do seu empenho pastoral de várias dezenas de anos, mas particularmente da orientação dos Cursos sobre a mensagem de Fátima, iniciativa com que o Santuário de Fátima assinalou o septenário de preparação para o Centenário das Aparições e que se mantém ainda como lugar privilegiado de divulgação da Mensagem.

A origem mais próxima desta obra foi o Curso sobre a Mensagem de Fátima, promovido pelo Santuário de Fátima no contexto do Centenário das Aparições e “pretendia responder a um dos objetivos explícitos do Centenário: a difusão da mensagem de Fátima e o aprofundamento dos seus conteúdos”.

Devido ao agravamento da situação da pandemia no país, o Santuário de Fátima decidiu adiar a realização da 15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, prevista para este fim de semana.

O livro abre com o prefácio do Cardeal D. António Marto, a que se segue uma palavra introdutória da autora.

O itinerário proposto, em 12 capítulos, “conduz-nos dos conteúdos da mensagem ao testemunho dos videntes, de forma gradual e progressiva”.

“Este livro é uma síntese amadurecida, sólida e atual da mensagem de Fátima, que nos oferece uma sistematização dos seus conteúdos, nos possibilita uma leitura global do acontecimento Fátima e nos leva a tomarmos consciência da sua atualidade para os dias de hoje”, considera o reitor.

A própria autora na nota de abertura, que introduz o livro, esclarece que o objetivo “é simplesmente o de disponibilizar uma apresentação o mais acessível possível a um público alargado com interesse em conhecer o que Fátima pode dizer à vida cristã nos nossos dias”, sem a pretensão de “uma sistematização teológica” ou de um “ texto com o aparato académico”.

“O texto que aqui se apresenta resulta de um conjunto vasto de leituras teológicas e da reflexão pessoal que estiveram na base de muitas palestras e cursos que apresentei ao serviço da difusão da mensagem de Fátima nos últimos vinte anos” clarifica a Irmã Ângela Coelho, que começa esta introdução por relatar a experiência pessoal que teve nos encontros com a Irmã Lúcia, de cuja causa de Beatificação é vice-postuladora desde 2014.

Ângela de Fátima Coelho é religiosa da congregação Aliança de Santa Maria, é médica e licenciada em Ciências Religiosas. Foi Vice-Postuladora e, posteriormente, Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, canonizados pelos Papa Francisco em Fátima, no dia 13 de maio de 2017. Desde 2014, é Vice-Postuladora da Causa de canonização da Irmã Lúcia.

O livro "Dentro da Luz" encontra-se à venda na livraria e na loja on-line do Santuário em https://store.fatima.pt/

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.