13 de fevereiro, 2019

D0006368.jpg

 

Homenagem ao Cónego Carlos Silva no 10º aniversário da sua morte

Santuário adota programa musical próprio para este sábado, recuperando algumas das suas composições

 

O Santuário de Fátima assinala este sábado o 10º aniversário da morte do Cónego Carlos Silva, autor de inúmeros cânticos litúrgicos e regente do canto da assembleia do Santuário de Fátima durante muitos anos.

A homenagem ao sacerdote materializa-se num programa musical próprio para este sábado, em todas as celebrações do Santuário, recuperando alguns dos seus cânticos e composições.

"A melhor evocação e homenagem que podemos prestar-lhe é cantar os seus cânticos, pois estando já na presença de Deus, cantando os seus louvores, permanece também vivo nas suas composições", refere uma nota da Reitoria.

O cónego Carlos Silva faleceu com 80 anos, a 16 de fevereiro de 2009, na Casa Sacerdotal do Clero de Leiria-Fátima.

Natural de Minde, concelho de Alcanena, entrou para o Seminário de Leiria em Outubro de 1939, terminando o curso de Teologia em 1950. Foi ordenado sacerdote em 7 de Outubro de 1951. Frequentou o Instituto Pontifício de Música Sacra, em Roma, onde obteve a licenciatura em Canto Gregoriano.

Na sua longa vida sacerdotal trabalhou no Seminário de Leiria, de Outubro de 1955 a Setembro de 1996, onde foi educador e professor de muitas gerações de sacerdotes. Em 1976 foi nomeado cónego da Sé de Leiria, igreja em que regia o respetivo coro e conduzia a animação musical das celebrações litúrgicas. 
Exerceu ainda as tarefas de diretor diocesano da Obra Pontifícia da Propagação da Fé, de professor de Religião e Moral no Liceu Nacional de Leiria, de conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora e assistente do Movimento dos Cursos de Cristandade, integrando o Secretariado Diocesano de Liturgia.
Dotado de notável sensibilidade e talento musical, compôs muitos cânticos para a liturgia que distribuía pelos cantores e dava generosamente a quem lhe pedia. Uma parte substancial das suas obras musicais foi reunida no  livro “Orar Cantando”, publicado em 2001, pelo Secretariado Nacional de Liturgia. Com a sua criatividade e dotes musicais, o Cónego Carlos Silva cantou e ensinou a cantar os louvores de Deus, empenhando-se em promover em todos os fiéis uma participação ativa, consciente e frutuosa nas celebrações litúrgicas.


 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.