10 de outubro, 2025
![]() Imagem de Nossa Senhora de Fátima já está em RomaPeregrinos viveram com emoção a partida da Imagem de Nossa Senhora rumo ao Vaticano, a pedido do Santo Padre.
Foi com expressões de emoção que os peregrinos, que se encontravam na Capelinha das Aparições ao final da manhã de hoje, viveram a partida da centenária Imagem de Nossa Senhora de Fátima rumo ao Vaticano, onde irá marcar presença na Jornada da Espiritualidade Mariana, este sábado e domingo, a pedido do Papa Leão XIV. A Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que é venerada na Capelinha das Aparições, saiu em direção ao aeroporto de Lisboa e já chegou à capital italiana. Amanhã, cumprirá o programa previsto para esta sua presença na Jornada da Espiritualidade Mariana. “Este é sempre um pedido que nos enche de alegria”, disse aos jornalistas, ali reunidos, o reitor do Santuário, no momento da partida, ao afirmar a excecionalidade deste momento, justificado pela forma como foi concretizado o pedido ao Santuário. “O prefeito do Dicastério da Evangelização, monsenhor Rino Fisichella, quando dirige o pedido da presença da Imagem, diz claramente: porque é um dos ícones marianos mais significativos em todo o mundo. Outro motivo tem que ver com o facto de a mensagem de Fátima ser uma mensagem de paz e esperança e de pleno enquadramento com o momento que a Igreja está a viver”, explicou, momentos antes de dirigir uma palavra aos peregrinos que se encontravam na Capelinha das Aparições, na qual explicou o contexto desta saída e pediu oração pelo Santo Padre e pelos “bons frutos desta visita a Roma”.
"Um momento histótico e emocionante"“Poder testemunhar este momento histórico é deveras emocionante e tocante. É uma graça e uma bênção perceber que Nossa Senhora toca o coração de todos os que aqui estiveram, mas que certamente tocará o coração daquelas pessoas com quem se vai cruzar”, disse ao Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima Mafalda Martim, noviça da Aliança de Santa Maria, que ali se encontrava com um grupo da sua congregação. Também um grupo de duas dezenas de alunos da Escola de Hotelaria de Fátima quis vir à Cova da Iria presenciar este momento excecional. Foi uma “adeus temporário”, diz Clara Baptista, uma das alunas, que olha para esta saída como uma oportunidade da Imagem poder ser mostrada a outras pessoas e venerada fora do país. No regresso de férias, o casal Fernando e Marta Costa, da Póvoa do Varzim, passaram por Fátima e foram surpreendidos por este momento especial. “É um momento especial. Sempre que a gente cá vem, sente algo… Associado a um acontecimento destes, mexe sempre um pouco mais a nossa emoção”, diz o marido, com a voz ainda embargada. O padre Casimiro Henriques testemunhou um desses momentos de emoção, junto de de um casal de peregrinos estrangeiro. “Estavam aqui uns turistas ingleses, que me perguntaram o que estava a acontecer. Quando nós lhes dissemos, a senhora começou a chorar. Isto diz daquilo que é a nossa emoção quando vemos a Imagem de Nossa Senhora sair do seu lugar habitual, para ir para Roma. A Imagem sai, mas fica o seu amparo maternal”, afiança o presbítero da diocese de Setúbal. Ao início da tarde de hoje, num comunicado sobre o programa do Jubileu da Espiritualidade Mariana, a Santa Sé informou que o Santo Padre irá oferecer uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima este sábado, 11 de outubro, pelas 18h00 (hora de Roma), no início da vigília de oração, com a recitação do Rosário, na Praça de São Pedro, onde estará a Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
|