24 de setembro, 2025
![]() Imagem de Nossa Senhora de Fátima viaja ao encontro do Papa Leão XIVJá é conhecido o programa do Jubileu da Espiritualidade Mariana, que decorre em Roma a 11 e 12 de outubro, e no qual estará presente a escultura de Nossa Senhora de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições.
Partiu do Papa Francisco e foi reafirmado pelo Papa Leão XIV o desejo de ter no Jubileu da Espiritualidade Mariana, em Roma, a 11 e 12 de outubro, a presença da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. A escultura que é venerada na Capelinha das Aparições parte da Cova da Iria no dia 10 de outubro, de modo a estar presente no programa agora divulgado pelo Dicastério para a Evangelização. Serão dois os momentos em que o Papa Leão XIV estará junto à imagem da Virgem Maria: no sábado, dia 11, às 18h00, na vigília de oração, na Praça S. Pedro, e na missa a que preside, no domingo, 12 de outubro, às 10h30, também na Praça de S. Pedro. Ao longo do dia 11, os fiéis terão oportunidade de venerar e estar próximos da Imagem de Nossa Senhora, na Igreja de Santa Maria in Traspontina. Nesse dia, o programa prevê, às 9h00, missa presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas; às 12h00, Rosário presidido pelo padre Giuseppe Midili; e às 17h00, procissão da Igreja de Santa Maria in Traspontina até à Praça de São Pedro. No comunicado emitido, em fevereiro, a confirmar a ida da Imagem de Nossa Senhora a Roma, o Dicastério para a Evangelização considerou que a presença da imagem da Virgem Maria no Jubileu da Espiritualidade Mariana enriquecerá “ainda mais este momento de oração e reflexão”. Citado no comunicado, D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, descreveu a Imagem como “um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o mundo” e sublinhou que “a presença da amada imagem original de Nossa Senhora de Fátima permitirá a todos fazer a experiência da proximidade da Virgem Maria”. Esta será a quarta vez que a escultura sai da Cova da Iria para ir a Roma. Para o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, é motivo de grande alegria: “neste tempo jubilar, a Virgem de Fátima é, assim, a mulher da alegria pascal, mesmo no tempo doloroso que o mundo vive”. “Mais uma vez, a 'Senhora vestida de branco' se fará peregrina da esperança e, em Roma, estará junto do 'bispo vestido de branco', como carinhosamente os pastorinhos de Fátima se referiram ao Santo Padre”, referiu.
PROGRAMA [no horário de Itália] Sábado, 11 outubro 9h00: Missa presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas, com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima – Igreja de Santa Maria in Traspontina A escultura permanece na Igreja de Santa Maria in Traspontina, disponível para a veneração dos fiéis 12h00: Rosário (Igreja de Santa Maria in Traspontina) – preside o pároco P. Giuseppe Midili 17h00: Procissão da Igreja de Santa Maria in Traspontina até à Praça de São Pedro 18h00: Vigília de oração presidida pelo Santo Padre (Praça S. Pedro) 21h00: Rosário e procissão de velas (Praça S. Pedro) Domingo, 12 outubro 10h30: Missa presidida pelo Santo Padre (Praça S. Pedro)
|