03 de outubro, 2022

fatima-1.jpg

Imagem nº 7 da Virgem Peregrina de Fátima já está no Cáucaso

Viagem começou a 30 de setembro e termina a 5 de novembro

 

No dia em que se assinalava o 6º aniversário do inicio da viagem do Papa Francisco a Tiblissi, na Geórgia, em 2016, a Virgem Peregrina de Fátima iniciou um périplo de mais de um mês pelo Cáucaso visitando todas as dioceses católicas da Geórgia, Azerbaijão e Arménia.

A primeira etapa da peregrinação foi a visita a uma pequena comunidade que celebra na última igreja católica construída no país e que o Papa abriu como “Porta Santa” no ano santo da Misericórdia.

Segundo informações obtidas no local, os locais por onde passa têm atraído imensos peregrinos que desejam rezar junto da Imagem de Fátima, nomeadamente na Igreja de São pedro e São Paulo, em Tiblissi.

A imagem nº 7 da Virgem Peregrina de Fátima estará na Geórgia até dia 14 de outubro. O programa prossegue no Azerbaijão entre 15 e 20 de outubro, concentrando-se em Baku, na paróquia católica e nas comunidades religiosas salesianas e irmãs da Caridade.

A viagem à Arménia começa a 21 de outubro, em Yerevan, com uma Vigília no pavilhão da Escola de Mkhitaryan e termina no dia 30 de Outubro, altura em que regressará à Geórgia, a onde permanecerá nas comunidades do sul até 4 de novembro. O dia 5 de novembro dia da última celebração, em Tiblissi.

Esta viagem inédita, a pedido do núncio apostólico da Santa Sé, D. José Avelino Bettencourt, esteve prevista para 2021 mas devido à pandemia foi adiada.

A imagem, que vai passar pelas paróquias e comunidades católicas dos três países, tem uma intenção especifica “de reconciliação e de paz”, numa zona onde permanecem  vários conflitos, alguns reacesos já este ano, que ameaçam a estabilidade e a segurança de toda a região.

“Rezemos pela paz de mente e de espírito com Deus e com o próximo durante este tempo de bênção” referiu D. José Avelino Bettencourt.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.