05 de junho, 2011

Desde 29 de Abril, uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima esteve em S. Tomé e Príncipe, numa iniciativa promovida pelo bispo local, o português D. Manuel Santos, que respondeu desta forma aos anseios da população santomense.
Hoje, 5 de Junho, a imagem foi entregue no Santuário de Fátima.
Presidiu à eucarística dominical internacional, às 11:00 no Recinto de Oração, o próprio D. Manuel Santos. Várias famílias santomenses a residir em Portugal participaram na celebração. A animação musical, além da presença habitual do Coro do Santuário, contou este domingo com os ritmos de S. Tomé e Príncipe, através da presença do grupo “A Voz da Esperança”, de Sacavém e constituído em especial por santomenses.
“Durante um mês e uma semana, a Virgem Maria semeou esperança, foi aclamada, ouviu as preces e os cantos dos seus filhos. Foi sem dúvida um momento de graça que, esperamos, dê fruto no coração de todos. Que a Mãe do Céu encha todos nós com as suas bênçãos”, recordou D. Manuel Santos na parte final da homilia.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorreu as várias paróquias da Diocese de São Tomé e Príncipe. Um dos pontos alto da visita aconteceu a 8 de Maio, com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima Peregrina em Bate-Pá.
“De avião, de barco, de carro, transportada aos ombros… a Mãe do Céu fez-se peregrina pelos caminhos das ilhas verdes deste arquipélago do Golfo da Guiné”, recordou o prelado, que enumerou todas as paróquias de S. Tomé e Príncipe por onde a imagem passou.
Em nome do povo de São Tomé e Príncipe e em seu nome pessoal, D. Manuel Santos agradeceu “a quantos tornaram possível este evento”.
“Obrigado sobretudo à Mãe do Céu por peregrinar connosco”, conclui. Após estas palavras ouviu-se no santuário uma salva de palmas.
Vários grupos participaram nesta eucaristia. Junto do Serviço de Peregrinos, anunciaram-se quinze peregrinações oriundas de Portugal, Espanha, Irlanda, Itália e Polónia.
Dessas, destaquem-se, em termos de número de participantes, a Peregrinação da Família Redentorista, com 2500 peregrinos, e uma das mais antigas peregrinações a este santuário: a 82ª Peregrinação da Paróquia de Santa Catarina da Serra, da Diocese de Leiria-Fátima.
A homilia, na integra: # 
ARQUIVO
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima deixará S. Tomé e Príncipe com destino a Portugal a 4 de Junho, após uma peregrinação de mais de um mês por aquele país africano.
No dia seguinte, 5 de Junho, será entregue ao Santuário de Fátima pelo bispo da diocese de S. Tomé e Príncipe, D. Manuel António Santos CMF, durante a missa das 11:00, no Recinto do Oração do Santuário de Fátima.
De uma forma especial, D. Manuel António Santos convida a comunidade santomense a residir em Portugal a estar em Fátima neste dia.
Em declarações, via internet, na tarde de 24 de Maio, à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, D. Manuel Santos recorda as principais motivações que deram origem a esta peregrinação.
“O primeiro motivo para o pedido da visita da Imagem Peregrina de Nª Sª a São Tomé e Príncipe teve a ver com a inauguração do Santuário em Bate-Pá, em honra de Nª Sª de Fátima Peregrina. Era um anseio muito antigo da Diocese de São Tomé e Príncipe e que eu resolvi tornar realidade”, explica.
“Criar um momento de reflexão sobre o significado de Maria na História da Salvação, num tempo onde as ‘seitas’ têm semeado confusão em muita gente com a questão das imagens e propiciar um momento de oração à volta de Maria que envolvesse toda a Diocese”, são os dois outros propósitos da peregrinação.
A Imagem deixou Portugal a 29 de Abril, acompanhada por D. Abílio Ribas, bispo emérito da diocese de S. Tomé e Príncipe. No dia seguinte, chegou a S. Tomé, onde deu inicio ao périplo por várias localidades.

Nas palavras de D. Manuel António Santos, “todas as paróquias foram visitadas. A imagem de Nossa Senhora andou de carro, de avião e de barco. Espero que esta visita fortifique a fé do povo santomense e seja verdadeiramente um momento de fé e catequese”.
Um dos pontos alto desta visita aconteceu a 8 de Maio, com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima Peregrina, em Bate-Pá.
“Na inauguração do Santuário em Bate-Pá houve uma boa participação do povo, não apenas do lugar, mas também de outras zonas da paróquia e mesmo da Diocese. Insistiu-se na necessidade de vivermos a nossa fé em Igreja; de nos reconhecermos cristãos à volta da mesa da Eucaristia; de afirmarmos a nossa comunhão à volta do Santo Padre como sucessor de Pedro, aquele que recebeu o ministério de confirmar os irmãos na fé; de escutarmos também hoje os apelos de Maria das bodas de Caná e repetidos em Fátima, de atendermos às Palavras do Seu Filho, isto é, à mensagem do Evangelho”, recorda o Bispo de S. Tomé e Príncipe, que presidiu à celebração.
Depois desta inauguração, passam a existir em São Tomé dois lugares principais de culto dedicados a Nossa Senhora de Fátima, em Bate-Pá e em Bom-bom, mas há outras pequenas capelas que também são dedicadas a Nossa Senhora de Fátima.
O encerramento solene da visita a S. Tomé e Príncipe será a 3 de Junho.
“A recepção tem sido muito positiva. Mesmo em lugares onde as pessoas não se mobilizam muito para manifestações públicas religiosas tem havido uma participação considerável do povo. Da parte das autoridades tem havido igualmente uma excelente colaboração. A polícia tem acompanhado com muito desvelo a Imagem de Nossa Senhora em todas as deslocações”, relata D. Manuel Santos, para quem esta visita tem um significado especial.
“Certamente que, como português, esta visita, tem um significado especial para mim, mas mais importante é Fátima ser um lugar de onde continua a emanar uma mensagem de esperança para o nosso mundo. Anunciamos o Evangelho com a certeza de que o Seu Coração Imaculado de Mãe vai vencer. E queremos que também em São Tomé e Príncipe vença, vença semeando a paz nos corações; apontando caminhos de futuro aos nossos jovens; entrando nas nossas casas, nas nossas famílias com o perdão, a misericórdia, o Amor de Deus”, afirma.
“Somos peregrinos e Maria faz-se peregrina connosco nos nossos caminhos a fim de nos animar nas nossas jornadas. Que os seus filhos de São Tomé sintam a sua presença maternal e isso lhes dê coragem para lutarem pelos valores do Reino”, conclui.
LeopolDina Simões
Fotografias gentilmente enviadas por D. Manuel António Santos.
Sobre as Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima: https://www.fatima.pt/news/programa-viagens-imagens-virgem-peregrina-ano-2011
PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.