18 de março, 2019

2019-02-15_Jornadas_Museu_web_1.jpg

Jornadas do Museu do Santuário de Fátima vão refletir sobre «Museus da Igreja, Memória de Todos»

Iniciativa está agendada para sábado, dia 23 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima

 

O Santuário de Fátima promove as Jornadas do Museu do Santuário, agendadas para o próximo sábado, dia 23 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, com o tema «Museus da Igreja, Memória de Todos».

O Museu do Santuário de Fátima, criado em 1955 para fazer perdurar a memória dos protagonistas de Fátima e do Santuário da Cova da Iria, guarda os mais diversos testemunhos materiais de grande valia histórica, artística e antropológica. Uma das missões passa pela promoção de ações para a salvaguarda e divulgação do seu acervo, ações delimitadas sobretudo em ordem ao conhecimento humano que não pode dispensar ao caminho da beleza que a humanidade, desde sempre, persegue.

A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e estará a cargo do Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima e do Diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

O primeiro painel vai ter como moderadora, Sónia Vazão, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, e como orador Fernando Pereira da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, que falará sobre «O papel dos museus da Igreja no século XXI» e Marco Daniel Duarte, com a reflexão intitulada «Para a história do Museu do Santuário de Fátima».

O segundo painel vai ser moderado por Daniela Sousa, do Museu do Santuário de Fátima, e vai ter como oradoras Maria Isabel Roque da Universidade Europeia, que falará acerca das «Exposições temporárias do Museu do Santuário de Fátima», e Ana Rita Santos, coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Património do Museu do Santuário de Fátima, que vai expor «Particularidades de um espólio: desafios à conservação e restauro a partir da experiência do tratamento das ofertas dos peregrinos de Fátima».

As jornadas findam com uma visita guiada à exposição temporária “Capela-Mundi”.

A participação é livre, mediante inscrição prévia através do formulário disponível AQUI.

Mais informações em [email protected]

 

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.