24 de maio, 2023

img20230524111411.jpg

Jovens voluntárias preparam-se para acolher peregrinos idosos na Cova da Iria

Esta manhã, 10 alunas do Colégio de São Miguel, de Fátima, participaram num momento formativo com vista ao acolhimento de peregrinos idosos no Santuário.

 

Um grupo de 10 alunas do Colégio de São Miguel, em Fátima, participou, esta manhã, num encontro formativo sobre o acolhimento no Santuário de Fátima, num momento que preparou as jovens para o serviço de voluntariado que irão prestar durante as peregrinações de idosos à Cova da Iria, agendadas para 2 e 3 de junho; 30 de junho e 1 de julho e 1 e 2 de setembro.

A formação, que decorreu no Santuário, foi orientada pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral e incluiu uma introdução à mensagem de Fátima; a comunicação de aspetos práticos relacionados com a peregrinação de idosos e uma visita aos espaços onde a peregrinação decorrerá.

As 10 voluntárias, que serão distribuídas em grupos de quatro elementos pelos fins de semana em que decorrem as peregrinações, irão colaborar no apoio às refeições e acompanhar e apoiar os idosos, especialmente os que usam cadeira de rodas, nas deslocações para os diferentes espaços onde decorre o programa da peregrinação.

Esta ação insere-se na oferta de voluntariado que o Santuário de Fátima tem vindo a dinamizar junto dos jovens, com o objetivo de proporcionar a esta faixa etária a experiência do acolhimento na Cova da Iria. Nesta proposta concreta, os jovens voluntários terão a oportunidade de um contacto próximo com pessoas idosas, com as suas histórias e experiências de vida, enquanto aprofundam o seu conhecimento sobre a história e a mensagem de Fátima.

Na concretização da sua missão de acolher os peregrinos e de difundir a mensagem de Fátima, o Santuário conta com a colaboração de quase três centenas de voluntários, que participam e/ou prestam apoiam: no acolhimento aos peregrinos; nas celebrações (como acólitos, leitores e ministros); na ornamentação dos espaços; na dinamização dos retiros de doentes; no Coro do Santuário de Fátima e na Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

 

Foto: © Colégio de São Miguel

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.