05 de julho, 2018

2018-05-16_Projeto_SETE_2.jpg

Jovens voluntários vão acolher peregrinos e aprofundar Mensagem de Fátima através do projeto SETE

Cerca de 80 jovens estão já inscritos no projeto de voluntariado jovem do Santuário de Fátima, que decorre entre 9 de julho e 2 de setembro

 

Tem início, na próxima segunda-feira, o primeiro turno do projeto SETE, através do qual o Santuário de Fátima propõe a jovens, dos 16 aos 35 anos, uma experiência imersiva de voluntariado. Nesta proposta, os jovens vão vivenciar o acolhimento aos peregrinos, no Santuário, ao mesmo tempo que aprofundam a Mensagem de Fátima.

De 9 de julho a 2 de setembro, estes voluntários vão estar a colaborar nos diferentes espaços percorridos pelos peregrinos: Capelinha das Aparições, basílicas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e da Santíssima Trindade, posto de informações, Via-Sacra e monumento dos Valinhos.

Será também o voluntariado do projeto SETE que garantirá o funcionamento da Casa do Jovem do Santuário de Fátima, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h00, desde a segunda semana de julho à ao primeiro fim-de-semana de setembro. Neste espaço, os jovens voluntários vão ser desafiados a idealizar atividades e itinerários para o público jovem, através do atelier criativo “Propor Fátima”.

Durante os dias do projeto, os voluntários – que estarão devidamente identificados com um colete e um crachá do projeto SETE –, serão chamados a orientar, informar e acompanhar os peregrinos, dando especial apoio aos mais frágeis.

Os turnos, de 7 ou 14 dias, vão introduzir os jovens na experiência de Fátima, tornando-os anunciadores da mesma. Para tal, cada período inicia com o momento formativo "Jovem, que te diz Fátima?", através do qual é apresentada uma síntese da Mensagem de Fátima. No penúltimo dia, o encontro de partilha "E tu, que dizes a Fátima?" vai sintetizar a experiência tida ao longo dos dias de voluntariado.

Para o arranque de cada dia está previsto um momento de oração, que marcará o ritmo do serviço diário e a reflexão sobre as vivências tidas pelos jovens, sempre com o acompanhamento de uma equipa do Santuário.

 

Descobrir o projeto pessoal vida

A designação SETE faz alusão à sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de junho de 1921, na qual a Virgem elucida a vidente sobre o projeto de vida que Deus tem para ela. Ao evocar este momento, o projeto SETE apresenta-se como um contributo para a descoberta pessoal do projeto de vida que Deus tem para cada um dos jovens participantes.

A iniciativa, proposta em conjunto pelo Departamento para o Acolhimento de Peregrinos e pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, recebeu, até ao momento, cerca de 80 inscrições.

Ana Ribeiro, de 16 anos, vai participar no primeiro turno, que decorre entre a próxima segunda-feira e o dia 15 de julho. Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, esta jovem estudante de Paredes, Porto, sublinha o “grande desafio” e a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a Mensagem de Fátima.

“Eu sempre quis fazer voluntariado e esta pareceu-me uma boa oportunidade, sobretudo por ser no Santuário de Fátima, um lugar onde vou frequentemente em peregrinação com a família, e onde já vivi experiências únicas. Agora, com este projeto, espero conhecer pessoas novas, poder ajudar os peregrinos e aprofundar ainda mais aquilo que já conheço sobre Fátima.”

Do sul do país, de Évora, virá Luís Placas, de 17 anos, que se inscreveu no primeiro turno de agosto assim que leu sobre o projeto SETE, nas redes sociais. Guarda boas recordações da última vez que esteve em Fátima como peregrino, durante a peregrinação de 12 e 13 e maio de 2017, e, agora, quer experimentar o lado do acolhimento.

“Quando conheci o projeto, achei-o logo interessante, por me poder dar a perspetiva de quem contacta com os peregrinos, sobretudo os que têm mais dificuldades”, diz o jovem da paróquia de São Brás, diocese de Évora.

Clara Pardal, de 20 anos de idade, convenceu cinco amigas a virem participar consigo neste projeto de voluntariado do Santuário. A jovem da paróquia da Falagueira, do Patriarcado de Lisboa, já teve contacto com a Mensagem de Fátima, através de um retiro para catequistas, e vê no projeto SETE uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos adquiridos, com a vivência do acolhimento aos peregrinos.

“Espero uma semana diferente e produtiva. Independentemente do serviço que fizer, tenho a certeza de que vai ser uma experiência que me vai ajudar a crescer como pessoa”, assegura.

As inscrições para o projeto SETE continuam disponíveis. A iniciativa destina-se a todos os jovens, em especial àqueles que procuram uma vivência espiritualmente rica, profunda e partilhada com outros jovens, ou que se interroguem sobre o sentido e a atualidade do acontecimento e da experiência de Fátima. 

PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.