search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Projeto SETE

2018-05-16_Projeto_SETE_2.jpg

 

Projeto SETE 

Imersão de voluntariado jovem no Santuário de Fátima

De 9 de julho a 2 de setembro de 2018 | Para jovens com idades entre os 16 e os 35 anos 

 

De 9 de julho a 2 de setembro de 2018, o Santuário propõe aos jovens com idades entre os 16 e os 35 anos uma experiência de imersão de voluntariado neste lugar. A experiência permitirá aos participantes penetrar na vivência do lugar e da sua mensagem, através de dinâmicas de acolhimento de peregrinos, do aprofundamento espiritual e da imersão no acontecimento de Fátima.

Os destinatários da iniciativa são todos os jovens, estejam ou não ligados a algum movimento eclesial, inquietos pela experiência cristã do acolhimento e da peregrinação, em busca de uma vivência espiritualmente rica, profunda e partilhada com outros jovens, ou que se interroguem sobre o sentido e a atualidade do acontecimento e da experiência de Fátima. 
 

Porquê projeto SETE?

O projeto de uma vida ganha, na juventude, espaço fundamental, ao ritmo dos sonhos, dos desejos e dos compromissos assumidos. Do ponto de vista cristão, a grande descoberta é talvez que este projeto de uma vida toda se transfigura quando nos descobrimos parte de um projeto maior, o de Deus, projeto esse que em Fátima se diz “desígnios de misericórdia”.
O nome SETE dado a este projeto de imersão de voluntariado situa-nos, no contexto da mensagem de Fátima, na sétima aparição da Senhora a Lúcia, no dia 15 de junho de 1921. O bispo de Leiria tinha, então, confiado a Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria. Lúcia hesita. Tinha muitos projetos. Temia que este projeto de Deus anulasse os seus. Foi preciso o abraço da Senhora para a confirmar na amizade e na fé:

"E foi então que senti a tua mão amiga e maternal tocar-me no ombro, levantei o olhar e vi-te, eras tu, a mãe bendita a dar-me a mão e a indicar-me o caminho. Os teus lábios descerraram-se e o doce timbre da tua voz restituiu a luz e a paz à minha alma: “Aqui estou pela sétima vez, vai, segue o caminho".

No culminar da celebração do centenário das aparições de Fátima, recordar esta aparição é oferecer aos jovens uma chave-de-leitura para as suas vidas e para o nosso tempo. 

 

Como funciona?

Os jovens podem fazer a sua inscrição em turnos de voluntariado de 7 ou de 14 dias. Podem inscrever-se individualmente ou em grupos (de um movimento, secretariado diocesano, escola, etc.). No formulário de inscrição  é visível o número de vagas ainda disponível em cada turno.
A estadia, incluindo as refeições, fica totalmente ao encargo do Santuário de Fátima: o alojamento será feito numa secção da Casa de S. Bento Labre especialmente reservada para os voluntários.

Cada turno começará com um período de introdução ao itinerário de imersão. O check-in é feito a cada segunda-feira, entre as 09h00 e as 10h30, na Casa de S. Bento Labre. O turno termina no domingo seguinte, às 16h00.

Durante o tempo de voluntariado, os jovens serão chamados a tocar as múltiplas experiências de acolhimento, oração e partilha que se podem vivenciar no Santuário de Fátima, nos diversos espaços do Santuário (Capelinha, basílicas, Posto de Informações, Casa do Jovem), na via-sacra e em Aljustrel e Valinhos. Entre outras, os jovens serão chamados às seguintes dinâmicas de voluntariado:

  • acolhimento dos peregrinos;
  • orientações e informação;
  • orientação de momentos e itinerários orantes;
  • apelo ao silêncio;
  • visitas acompanhadas;
  • contacto com peregrinos mais frágeis;
  • Propor Fátima: Atelier Criativo;
  • contacto com os peregrinos em momentos-chave das suas peregrinações (ex. procissão de velas).

Os jovens entrarão numa dinâmica de aprofundamento espiritual, acompanhados pela equipa do Santuário.

 

Como me inscrevo?

As inscrições, através do preenchimento de formulário, devem ser feitas até 15 dias antes do turno pretendido.

Esclarecimento de dúvidas através do email [email protected] 

INSCRIÇÕES

HORÁRIOS

Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

07h30
Terço

Rosário, na Capelinha das Aparições

12h00

LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima