26 de maio, 2023

2023-05-26premioapom1.jpg

Livro sobre a Coroa Preciosa de Nossa Senhora foi premiado pela Associação Portuguesa de Museologia

“Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima: as joias e a bala” é uma edição do Museu do Santuário de Fátima, que é distinguido pela quarta vez consecutiva pela APOM.

 

O Museu do Santuário de Fátima voltou a ser premiado pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), desta vez, pela edição do livro “Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima: as joias e a bala”, obra que apresenta uma das peças mais importantes do catolicismo contemporâneo e da joalharia da arte portuguesa contemporânea, através da análise de diferentes especialistas.

Esta é a quarta vez que o Museu do Santuário de Fátima é distinguido pela APOM, depois de, em 2020, ter sido premiado pela intervenção e restauro do Manto da Rainha D. Amélia; em 2021, ter sido galardoado pelo catálogo da exposição temporária comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima; e de, no ano passado, ter recebido o prémio “exposição temporária” pela mostra “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”.

Este ano, a distinção aconteceu na categoria “Edições”, que premeia “um trabalho autoral e conceptual desenvolvido por uma equipa da museologia, que resulte num projeto editorial com características inovadoras e originais no âmbito da atuação dos museus/instituições culturais”, conforme se lê no regulamento dos Prémios APOM 2023.

Esta obra, que integra a Coleção Arte e Património, apresenta o estudo da Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima, as suas joias e a bala, reunindo um leque de investigadores de áreas diversas que apresentam um estudo da coroa a partir de distintas áreas do saber, desde a Liturgia, à História, passando pela Gemologia, entre outros. Com 272 páginas, o livro foi coordenado por Marco Daniel Duarte e Ana Rita Santos.

Os prémios APOM são entregues anualmente pela Associação Portuguesa de Museologia, que tem a missão de promover o conhecimento da museologia e de realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e seus profissionais em cada comunidade e entre povos e culturas na promoção do conhecimento e da coesão social.

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.