09 de março, 2026

afbannerpodcastprimeiros-sabados26.jpg

Meditações dos Primeiros Sábados passam a estar disponíveis num novo podcast

Iniciativa surge no ano em que se assinalam os 100 anos das aparições de Pontevedra e pretende aprofundar a devoção dos Primeiros Sábados, transmitida por Nossa Senhora à Irmã Lúcia de Jesus.

 

O Santuário estreou o novo podcast que disponibiliza as catequeses e meditações feitas durante o programa dos Primeiros Sábados, na Basílica da Santíssima Trindade. Os momentos são conduzido alternadamente pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e pelas irmãs Ângela Coelho e Ana Luísa Castro, da Aliança de Santa Maria.

Mensalmente, na segunda-feira seguinte ao primeiro sábado do mês, a catequese e meditação que são oferecidas aos peregrinos, na Basílica da Santíssima Trindade, passam a estar disponíveis em áudio no novo podcast “Ao Primeiro Sábado”, que pode ser ouvido no Spotify e no YouTube.

Neste ano pastoral, em que se cumprem 100 anos das aparições de Pontevedra, estas meditações irão aprofundar conteúdos específicos que emergem da aparição centenária.

O novo podcast foi lançado esta segunda-feira, mas disponibiliza as catequeses e meditações do primeiro sábado de janeiro e fevereiro.

 

2025-01-03primeirossabados2.jpg

A celebração da devoção dos primeiros sábados, transmitida por Nossa Senhora à Irmã Lúcia de Jesus, na aparição de 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, é proposta mensalmente pelo Santuário de Fátima, num programa que alia formação e espiritualidade.

“Segundo o pedido de Nossa Senhora à Irmã Lúcia, são quatro os elementos para a vivência dos primeiros sábados, todos eles orientados para a intenção da reparação do Imaculado Coração de Maria. São eles: a comunhão eucarística, a recitação do terço, a meditação e a confissão. A meditação, a recitação do terço e a comunhão devem ser cumpridos no primeiro sábado do mês, já a confissão pode ser cumprida uma vez por mês, com a mesma intenção de reparar o Coração de Maria”, esclarece a irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria.

O momento de meditação, que agora passa a estar disponível em podcast, acontece ao primeiro sábado de cada mês, entre as 15h00 e as 16h00, na Basílica da Santíssima Trindade, e integra um programa proposto pelo Santuário, que inclui também: a missa, celebrada às 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, para a comunhão reparadora; a recitação do Rosário, às 14h00, na Capelinha das Aparições, e um espaço de adoração eucarística, logo a seguir ao momento de meditação.

Mensalmente, participam entre 2 mil e 5 mil peregrinos na celebração dos Primeiros Sábados no Santuário de Fátima, que é livre e não requer qualquer inscrição.

 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

10 mar 2026

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.