15 de julho, 2023

2023-07-15mmf1.jpg

Mensageiros da mensagem de Fátima convidados a vir rezar com o Papa Francisco à Cova da Iria

Convite foi deixado, esta tarde, pelo reitor do Santuário de Fátima, na assembleia do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), que abriu a 45ª peregrinação nacional do movimento à Cova da Iria.

 

O reitor do Santuário de Fátima convidou, esta tarde, os mensageiros do MMF a virem á Cova da iria rezar com o Papa Francisco, na manhã do próximo dia 5 de agosto, na presença do Santo padre na Capelinha das Aparições para orar junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima com jovens doentes, jovens com deficiência e jovens reclusos. O convite foi feito no âmbito da assembleia geral do MMF, que reuniu mensageiros de todas as dicioceses do país no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI.

No encontro, o padre Carlos Cabecinhas deixou informações sobre as dinâmicas de acolhimento que o Santuário tem previstas para os jovens que passarem pela Cova da iria no âmbito da JMJ, nomeadamente: a Aldeia Jovem; os itinerários de oração; os caminhos de peregrinação; as propostas de reflexão e encontro, e também a existência do espaço dedicado ao Santuário de Fátima em pleno centro da cidade de Lisboa, no decorrer do encontro mundial de jovens.

Num momento de tertúlia que integrou, a par com as responsáveis pela pastoral da oração e dos doentes do MMF, o reitor do Santuário destacou, na sua intervenção, a importância de Fátima para a proximidade e vivência da fé.

“O Santuário de Fátima existe para acolher os peregrinos e deve ser um lugar de oração e de encontro com Deus, num compromisso de relação com os outros”, apontou o padre Carlos Cabecinhas, ao destacar o exemplo dos Pastorinhos, em prol desta atitude, e a importânciados retiros de doentes que o Santuário dinamiza em conjunto com o MMF.

“Este deve ser lugar onde possamos fazer uma experiência de Deus capaz de nos transformar… A experiência do Santuário será tanto mais forte quanto nos abrir o horizonte para com os outros, tal como aconteceu com Santa Jacinta Marto, que se abriu, plenamente, após a experiência de Deus que teve nas aparições”, exemplificou o sacerdote.

Da interpelação lançada pelo moderador ao padre Cabecinhas para perspetivar o tema do presente ano pastoral, "Maria levantou-se e partiu apressadamente”, na vida do Santuário e do MMF, o reitor sublinhou a atitude de prontidão para Deus e para os outros demonstrada por Nossa Senhora, no episódio da visitação, alertando, em contraponto, para o risco da "tendência para a acomodação".

“Este tema desinstala-nos e diz-nos que é preciso discernir permanentemente sobre os lugares onde somos necessários”, explicou o reitor do Santuário, ao dar como exemplo de ação imediata a necessidade de a Igreja conseguir cativar o interesse dos jovens.

Recordando a recente leitura pública, na Cova da Iria, do decreto com a declaração e reconhecimento das virtudes heroicas da Irmã Lúcia de Jesus, o padre Carlos Cabecinhas lembrou também como modelo a imitar a vida da vidente, agora considerada venerável pela Igreja.

 

2023-07-15mmf2.jpg

Assistente nacional do MMF desafiou mensageiros a uma renovação, assente na organização, espiritualidade e evangelização

A assembleia do MMF realizou-se no âmbito da 45.ª peregrinação do movimento a Fátima, que decorre este fim-de-semana. Na abertura do encontro, o assistente nacional, padre Daniel Mendes, exortou os mensageiros a "transformar a pastoral de manutenção para uma pastoral missionária", tal como pede o Santo Padre, assumindo "a cultura digital dos relacionamentos, a diversidade de opções de vida e de organização das comunidades de fé" como fatores a ter em conta nesta mudança.

O sacerdote desafiou a assembleia a assumir um caminho sinodal, em conjunto, que pressuponha “a escuta e o discernimento entre todos”.

“Este caminho exige uma verdadeira conversão espiritual, uma cultura de saída e uma disposição para enfrentar todos os complexos”, antecipou o padre Daniel Mendes, ao apresentar a assembleia como “uma alavanca de renovação do movimento”.

O assistente nacional do MMF perspetivou o apostolado do movimento a partir das dimensões organizativa, espiritual e da evangelização, que dimensionou interligadas entre si.

"Juntos teremos de ensaiar novas formas, meios e métodos. O caminho não será fácil, mas se elegermos como primordial uma cultura do convite e se usarmos o método de Maria, ou seja um acolhimento muito próximo, afetivo e efetivo, chegaremos seguramente ao lugar onde Deus nos quer conduzir”, concluiu.

A assembeia do MMF insere-se na 45ª peregrinação do movimento ao Santuário de Fátima, que decorre entre hoje e amanhã. A seguir à assembleia, os mensageiros cumpriram a habitual entrada no Recinto de Oração, com os estandartes de cada diocese e a companhia do sector das crianças e dos jovens, em direção à Capelinha das Aparições, onde foi feita uma saudação a Nossa Senhora.

 

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.