18 de dezembro, 2021

2021-12-09_Mensagem_De_Natal.jpg

“Levantar, testemunhar e acolher”: Santuário de Fátima convida peregrinos a viver o Natal proativamente

Na habitual mensagem de Natal, divulgada esta manhã em vídeo, o reitor do Santuário apela a um dinamismo de fé fraterno e solidário.

 

Na mensagem de Natal de 2021, hoje partilhada, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apela a uma vivência do Natal centrada numa fé proativa e atenta ao próximo.

A partir do exemplo dos pastores e dos Magos, o sacerdote começa por centrar a essência da celebração do Natal no testemunho da Boa Nova do mistério da encarnação.

“Tocar este mistério e ser tocados por Deus, que assim se revela, leva-nos, de forma inevitável, a dar testemunho desta bela notícia, que é a Mensagem de Jesus”, afirma o padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem divulgada em vídeo, onde deduz os gestos ideais para concretizar este testemunho, partindo do tema que o Santuário de Fátima assumiu para o presente ano pastoral: “Levanta-te! És testemunha do que viste”.

“É este o dinamismo da fé: experimentar, vendo e ouvindo; levantar-se para ficar à disposição; pôr-se a caminho pelas veredas da vida; e testemunhar com palavras e obras o Amor que se fez carne, a Palavra da Vida. (…) Somos desafiados a dar testemunho do Natal de Jesus Cristo: viver em modo de louvor e gratidão pelo que Deus fez e faz em nós; acolher os sinais da proximidade de Deus e viver com a confiança que daí brota; identificar nos rostos simples e humildes da humanidade o Rosto de Deus, que quis ter traços humanos; manter a esperança de quem sabe que Deus não nos abandona”, conclui.

Como é habitual, o Santuário de Fátima destina a receita dos peditórios das Missas desta quadra a uma obra social. Este ano, os contributos serão entregues às Criaditas dos Pobres, uma congregação de Coimbra que personifica a vivência da fé proativa através do carisma do serviço aos mais pobres e anúncio de Jesus pelo trabalho e modo de viver.

O Santuário convida ainda os peregrinos a viver este tempo de Natal através de um vasto programa celebrativo. Já amanhã, quarto domingo do Advento, com a bênção das crianças, na Missa das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Na mesma igreja celebrar-se-ão as mais importantes Missas deste tempo: a Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus, às 23h00 do dia 24 de dezembro; e a Missa da Solenidade do Natal do Senhor, às 11h00 do dia seguinte.

Devido às restrições impostas pela atual situação pandémica, o Santuário de Fátima adaptou o programa celebrativo de fim de ano. Assim, a 31 de dezembro, celebrar-se-á a Missa de Ação de Graças pelo ano findo, na Basílica da Santíssima Trindade, pelas 18h30. Ás 21h00, recita-se o Terço na Capelinha das Aparições.  À meia-noite, haverá um gesto pela paz e o toque do carrilhão. No primeiro dia de 2022, que na liturgia celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, a Missa das 11h00 decorre também na Basílica da Santíssima Trindade, onde, às 15h00 terá lugar nova celebração, com procissão eucarística.

Todas as celebrações terão transmissão em direto na página do Santuário de Fátima e nas redes sociais youtube e facebook.

À semelhança do que aconteceu em 2020, as medidas de segurança previstas para este tempo pandémico mantêm-se em vigor no Santuário de Fátima.

 

 

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.