20 de janeiro, 2019

2019-01-20_Do_Movimento_2.jpg

Música e movimento juntou Schola Cantorum e Coro Infantil da Universidade de Lisboa

Fim-de-semana de formação e convívio entre os dois coros culminou num concerto onde se “sentiu a riqueza do movimento associado à música”

 

Cerca de 80 coralistas da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa (CIUL)  estiveram reunidos em palco, esta tarde, para apresentar o concerto “Do Movimento Brota a Música”, que resultou de uma formação conjunta homónima, que aconteceu este fim-de-semana, onde os dois coros partilharam experiências, reportório, e trabalharam pormenores ligados ao movimento associado ao som e à percussão corporal.

No salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, onde decorreu o espetáculo, os dois coros interagiram entre si, envolvendo também o público, que foi convidado a intervir e a “sentir a riqueza do movimento associado à música”. Durante as interpretações, foram apresentados diversos tipos de movimento: dançado, coreografado, improvisado, pondo em relevo o conhecimento adquirido em conjunto durante a formação.

Para Paula Pereira, maestrina da formação do Santuário de Fátima, esta “foi uma oportunidade dos coralistas da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima interagirem com um coro que está habituado a funcionar com o movimento associado ao som”.

“A Schola Cantorum, porque está habitualmente vocacionada para celebrações, onde é assumida uma posição mais estática e formal, teve, aqui, um grande desafio em quebrar um pouco essa postura protocolar”, disse a responsável, ao apontar a desinibição como uma das mais-valias que resultou desta formação.

“Melhora-se muito mais o som e a música se envolvermos o corpo todo… Com esta formação, conseguiram quebrar-se bastantes barreiras da inibição e da autoconfiança, aspetos que têm muita importância neste tipo de trabalho.”

A formação foi orientada por Erica Mandillo, maestrina da CIUL. Para esta mestre em biofísica, que tem desenvolvido uma linguagem muito própria nos dos coros que dirige, que, de resto, tem merecido os maiores elogios pela parte do público e da crítica, esta “abordagem do canto coral que envolve todo o corpo” possibilita uma nova expressão da música.

“No CIUL, trabalhamos há quase 15 anos, com jovens e crianças, nesta abordagem do canto coral que envolve todo o corpo. O movimento está dentro da própria música e o importante, aqui, é os coralistas cantarem com o corpo todo. Quando há um envolvimento corporal total daquilo que se está a expressar, a voz sai de outra maneira.”

Para a maestrina da CIUL, estes intercâmbios corais são o “estímulo artístico máximo” do trabalho que é desenvolvido com os coralistas, e uma “oportunidade de crescimento pessoal”.

“É desta experiência de contacto, de ver o outro, de aprender com ele e de lhe mostrar, que os miúdos crescem e consolidam a sua personalidade artística”, referiu.

O encontro de troca de experiências, momentos de partilha e confraternização começou ontem e decorreu até ao dia de hoje, o concerto a encerrar um dia de formação intensiva.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima é o coro infantil e juvenil do Santuário de Fátima. Criado em outubro de 2003, tem na sua formação atual cerca de 35 crianças e jovens, entre os 7 e os 20 anos de idade. Apesar de ter sido inicialmente constituída para animar a Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, atualmente a Schola Cantorum participa também no coro litúrgico das celebrações do Santuário de Fátima.

O CIUL fez a sua primeira apresentação pública em junho de 2005 e engloba cento e quarenta crianças e jovens, entre os 6 e os 18 anos. Desde então, durante os mais de 100 concertos que realizou, tem vindo a desenvolver uma nova linguagem em que ao canto se associam a expressão corporal e teatral, linguagem essa que começa a fazer escola e a ter repercussões visíveis na forma de trabalhar de outros grupos congéneres. O CIUL é dirigido pela maestrina Erica Mandillo, que é também fundadora do coro e responsável pela formação que será ministrada durante este fim-de-semana.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.