12 de dezembro, 2017

D0169988.jpg

Novo ano pastoral dá continuidade à afirmação do Santuário como espaço de cultura

Além das celebrações, o santuário de Fátima volta a promover concertos e conferências aos domingos à tarde

“Encontro na Basílica” é uma das propostas do Santuário de Fátima para o ano pastoral iniciado no passado dia 3 de dezembro e que levará à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, aos domingos de tarde, uma palestra e um recital de música.

Ao todo serão cinco sessões, com inicio às 15h30, a começar já no dia 14 de janeiro, com a conferência Memória e gratidão: atitudes crentes, pelo Pe. Joaquim Ganhão, da diocese de Santarém e que coordenou o programa litúrgico da peregrinação do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, no passado mês de maio.

Os peregrinos de Fátima poderão ainda, nessa tarde, assistir ao recital do Cantus Novus Ensemble, sob a direção de António Lourenço de Menezes.

Esta iniciativa, desenvolvida de forma sistemática durante o septenário de preparação do centenário das Aparições de Fátima, prolonga-se durante todo o ano pastoral, até dia 11 de novembro.

O II Encontro na Basílica, realiza-se a 11 de março com a palestra O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima, pelo Pe. João Paulo Quelhas, capelão do santuário de Fátima seguindo-se, a 3 de junho, o III Encontro sobre o tema Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy, por André Pereira. O IV Encontro na Basílica tem lugar a 9 de setembro e será sobre A Mensagem dos Papas em Fátima, por Eduardo Caseiro. O V Encontro decorrerá a 11 de novembro e será subordinado ao tema A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem, por Marco Daniel Duarte. As palestras serão sempre seguidas de um recital de música: Eva Braga Simões com Hugo Sanchez e Carmina Repas Gonçalves, a 11 de março; o Grupo Coral Sol Nascente, sob a direção de Vianey da Cruz, a 3 de junho; João Santos (organista) a 9 de setembro e o Coro Polifónico Eborae Musica, sob a direção de Eduardo Martins a 11 de novembro.

No dia 18 de fevereiro, primeiro domingo da Quaresma, terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 15h30, o IV Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima com o Coro Ricercare, com direção de Pedro Teixeira e, a 8 de abril realiza-se o Concerto de Páscoa, no mesmo espaço.

O primeiro Curso de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima deste ano pastoral tem lugar no dia 21 de abril.

Mantêm-se igualmente as visitas à exposição temporária “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”, que permanecerá aberta aos peregrinos, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, até 31 de outubro de 2018.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.