08 de fevereiro, 2018

Foto_site.jpg

 

Número de peregrinos no Santuário de Fátima em 2017 supera todas as expetativas

Estatísticas oficiais revelam 9,4 milhões de peregrinos participantes em 14.326 celebrações organizadas oficialmente ou por grupos privados no Santuário

 

O santuário de Fátima acolheu em 2017, por ocasião do Centenário, 9,4 milhões de peregrinos participantes nas 14.326 celebrações oficiais e particulares organizadas nos espaços celebrativos do Santuário de Fátima.

Os números oficiais do Santuário de Fátima relativos ao ano do Centenário foram apresentados esta quinta-feira no 40º Encontro de Hoteleiros que decorreu na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores.

O número recorde de peregrinos presentes na Cova da Iria recorde ultrapassa as melhores expectativas avançadas no início do ano por parte das autoridades civis (autarquia e turismo) para o ano em que se assinalava o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

A presença do Papa Francisco, que se fez peregrino de Fátima, em maio, e a Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto contribuíram para que esta efeméride trouxesse a este Santuário um número expressivo de peregrinos, quer em grupos organizados- 8.881 peregrinações provenientes de 109 países, quer de forma espontânea.

Se considerarmos que o maior número de peregrinos visita a Cova da Iria entre maio e outubro, altura em que no Santuário se assinalam as seis aparições de Nossa Senhora, e por isso é considerado o tempo das grandes peregrinações internacionais aniversárias, registou-se nesse período uma média de 1,6 milhões de peregrinos por mês, sendo que setembro e outubro são, cada vez mais, os meses escolhidos pelos grupos organizados para a peregrinação a Fátima.

De sublinhar, que no ano de 2017 por comparação com o ano anterior, quase que triplicaram as peregrinações estrangeiras (7.110 peregrinações em 2017 e 2711 em 2016), tendo mais do que triplicado o número de peregrinos estrangeiros (374.586 em 2017 e 124.504 em 216). Também a origem destes grupos foi muito mais diversificada em 2017, confirmando não só a universalidade da Mensagem de Fátima mas também a internacionalização do Santuário, como espaço de oração, adoração e conversão. De referir que só da Ásia, de países maioritariamente hindus e muçulmanos, peregrinaram ao Santuário de forma organizada 31.561 peregrinos, confirmando a tendência de crescimento já manifestada em anos anteriores. De ressalvar aqui a presença de inúmeros peregrinos da China continental, República da Coreia, Filipinas e Vietname. A Europa continua, contudo, a ser a origem da maioria dos peregrinos que visita a Cova da Iria em grupo. Países como Itália, Polónia, Espanha e Irlanda, e no ano do Centenário particularmente os países da Europa de Leste, como a Rússia, a Eslováquia, a Ucrânia e a República Checa, fizeram-se anunciar junto do Serviço de Peregrinos do Santuário com uma grande expressão. De Portugal há a registar um conjunto de peregrinações diocesanas, com particular relevo para as peregrinações diocesanas de Leiria-Fátima, Lisboa, Coimbra e Porto pelo número de peregrinos envolvidos. Durante o ano de 2017 a diocese do Porto trouxe ao Santuário 80 mil diocesanos, 40 mil dos quais na peregrinação diocesana de 9 de setembro. De Lisboa participaram nas celebrações do Santuário 51.612 diocesanos e de Leiria-Fátima 27.247.

Das estatísticas oficiais do Santuário de Fátima relativas a 2017 destaque, ainda, para a presença de inúmeros celebrantes- 86.555- bem como o número de comungantes nas celebrações, que ultrapassaram os dois milhões. As missas oficiais continuam a ser as celebrações mais participadas no Santuário, com 3,9 milhões de peregrinos, logo seguidas do Rosário e Procissão das Velas, com 1,9 milhões de peregrinos participantes. A Capelinha e as duas Basílicas são os lugares mais visitados, com 3,7 milhões e 1,1 milhões de peregrinos. De referir, ainda, que os grupos organizados estrangeiros participam em Vias Sacras, organizadas pelos próprios no Caminho dos Pastorinhos.

A título de curiosidade importa, também, uma referência estatística ao número de celebrações particulares organizadas no santuário que duplicou seja no que se refere às missas particulares (8005 em 2017 e 4535 em 2016) seja no que toca às outras celebrações (2192 em 2017 e 1102 em 2016).

 

Dados estatísticos 2017

PDF

HORÁRIOS

19 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.