13 de fevereiro, 2022

2022-02-13_Relicarios.jpg

Os relicários da Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto 

Relicários integraram a procissão de entrada da celebração de canonização dos Pastorinhos.

De acordo com o ritual das canonizações, levam-se ao altar no dia em que se proclamam os novos santos as relíquias daqueles que a partir desse momento são colocados como exemplo diante da Igreja universal. No dia 13 de maio de 2017 integraram a procissão de entrada da celebração dois relicários com as relíquias de São Francisco e de Santa Jacinta Marto, respetivamente um fragmento do osso da costela e um feixe de fios de cabelo, apresentados em relicários com forma de candeias. Durante a celebração foram colocados no andor da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, por entre a ornamentação floral aos pés da escultura. Ali foram incensados, depois da oração solene da canonização proferida pelo Papa Francisco. 
Estes relicários foram criados em 2014 para integrar a Casa das Candeias – Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto, em Fátima. Desenhados por Anna Kudelska (1977-), foram manufaturados pela Casa Manuel Alcino & Filhos, L.da, do Porto. 
A artista polaca, tomando como mote a célebre expressão de João Paulo II no dia da beatificação — «candeias que Deus acendeu» —, inspirou-se na candeia que pertenceu à casa dos irmãos Marto que se conserva no Museu do Santuário de Fátima (inv. n.º 247-MCT.I.1). Os relicários, de prata polida, têm 26 cm de altura e 14,5 cm de diâmetro e o seu desenho apresenta-se a partir da depuração formal da candeia tradicional, sendo o reservatório de acrílico transparente para deixar ver as relíquias que se apoiam em dois pequenos elementos também de prata.

PDF

HORÁRIOS

15 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.