13 de fevereiro, 2022

2022-02-13_Relicarios.jpg

Os relicários da Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto 

Relicários integraram a procissão de entrada da celebração de canonização dos Pastorinhos.

De acordo com o ritual das canonizações, levam-se ao altar no dia em que se proclamam os novos santos as relíquias daqueles que a partir desse momento são colocados como exemplo diante da Igreja universal. No dia 13 de maio de 2017 integraram a procissão de entrada da celebração dois relicários com as relíquias de São Francisco e de Santa Jacinta Marto, respetivamente um fragmento do osso da costela e um feixe de fios de cabelo, apresentados em relicários com forma de candeias. Durante a celebração foram colocados no andor da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, por entre a ornamentação floral aos pés da escultura. Ali foram incensados, depois da oração solene da canonização proferida pelo Papa Francisco. 
Estes relicários foram criados em 2014 para integrar a Casa das Candeias – Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto, em Fátima. Desenhados por Anna Kudelska (1977-), foram manufaturados pela Casa Manuel Alcino & Filhos, L.da, do Porto. 
A artista polaca, tomando como mote a célebre expressão de João Paulo II no dia da beatificação — «candeias que Deus acendeu» —, inspirou-se na candeia que pertenceu à casa dos irmãos Marto que se conserva no Museu do Santuário de Fátima (inv. n.º 247-MCT.I.1). Os relicários, de prata polida, têm 26 cm de altura e 14,5 cm de diâmetro e o seu desenho apresenta-se a partir da depuração formal da candeia tradicional, sendo o reservatório de acrílico transparente para deixar ver as relíquias que se apoiam em dois pequenos elementos também de prata.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.