29 de abril, 2021

WhatsApp Image 2021-04-29 at 13.16.03 (1).jpegPapa confirma ao Cardeal D. António Marto a intenção de vir a Fátima em 2023

Bispo de Leiria-Fátima foi recebido em audiência pelo Papa Francisco, esta manhã no Vaticano

 

O Papa Francisco confirmou esta manhã ao Cardeal D. António Marto a intenção de vir a Fátima em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Lisboa.

“Ao longo da nossa conversa, que durou cerca de trinta minutos o Santo Padre explicitou-me a sua vontade de, nessa ocasião, também peregrinar a Fátima” afirma D. António Marto numa nota que fez chegar à sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

O bispo de Leiria-Fátima foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco, no Vaticano.

“Foi um encontro muito cordial, no qual expressei ao Papa o agradecimento pelo seu testemunho de esperança e encorajamento neste momento difícil que o mundo atravessa” refere D. António Marto. “Exprimi-lhe ainda a minha profunda estima pela sua pessoa e a minha comunhão com o seu ministério petrino” esclarece ainda ao sublinhar que, durante a audiência, ambos “trocaram impressões” sobre a pandemia em Portugal e “sobre os efeitos que esta tem tido na vida da Diocese e do Santuário de Fátima”.

Da audiência pedida pelo prelado de Leiria que, desde 2018, integra o grupo de cardeais da Cúria Romana, D. António Marto traz consigo uma “especial saudação e bênção aos peregrinos do Santuário de Fátima” a quem pediu “que nos lembrássemos dele na nossa oração junto de Nossa Senhora”.

Recorde-se que no passado dia 12 de março, o Papa Francisco já tinha anunciado esta vontade ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações à imprensa em Roma, no final da audiência o chefe de Estado Português, afirmava que o encontro tinha decorrido “ como há cinco anos” e que tinha sido “uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. […] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima – acrescentou logo – nas Jornadas Mundiais da Juventude”, disse o chefe de Estado.

Francisco esteve em Fátima como peregrino há precisamente quatro anos, tendo na ocasião canonizado os dois primeiros santos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.

A primeira visita de Francisco também foi confirmada dois anos antes pelo próprio numa audiência privada na qual participou o bispo de Leiria- Fátima. Na ocasião, o Santo Padre referia que se Deus lhe desse saúde estaria no Centenário das Aparições, na Cova da Iria.

(atualizado 13h17)

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

16 mai 2021

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.