12 de abril, 2024

2024-04-12peregrincacaocriancas2.jpg

Peregrinação das crianças vai apresentar a oração como lugar de amizade com Deus

Preparação para o encontro, agendado para 9 e 10 de junho, desafia a rezar em família de quatro maneiras diferentes.

 

Nos dias 9 e 10 de junho as crianças são chamadas a virem à Cova da Iria em peregrinação. Neste ano em que o Papa Francisco convidou a Igreja a preparar o Ano Santo por meio da oração, o mote para a Peregrinação das Crianças é o convite que o Anjo lançou aos Pastorinhos nas aparições da primavera de 1916: “Orai comigo”.

O encontro deste ano pretende ajudar as crianças “a trilhar o caminho da oração para que toda a vida seja envolvida pela luz da amizade com Deus, a mesma que envolveu a vida dos Pastorinhos e os transformou em ‘candeias’ da luz de Deus para o mundo”, lê-se na sinopse da iniciativa.

Destinada particularmente às crianças em grupos de catequese, a Peregrinação propõe uma campanha de preparação que propõem quatro maneiras diferentes de rezar em família, ao longo de quatro semanas, a partir da importância que a oração teve na vida dos Pastorinhos.

“O importante é que a oração ajude a crescer na amizade com Jesus, envolva todos os acontecimentos e torne o coração mais capaz de amar”, lê-se na proposta, que apresenta um programa que inicia na noite de 9 de junho, com uma vigília de oração, na Capelinha das Aparições.

O dia 10 de junho começa com uma encenação sobre o tema da Peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade, às 9h30, após a qual se recitará o Rosário, na Capelinha das Aparições. A missa, às 11h00, terminará com a habitual oferta de uma surpresa aos pequenos peregrinos. Da parte da tarde, após a repetição da encenação, na Basílica da Santíssima Trindade, é proposto um momento de despedida e encerramento da Peregrinação.

A participação na Peregrinação não implica qualquer inscrição. Na missa, os grupos de crianças terão um lugar reservado, que poderá ser ocupado por meio de corredores de entrada, a partir das 9h45. A organização aconselha a que as crianças comam, bebam e tenham oportunidade para ir à casa de banho antes da entrada no Recinto de Oração, para poderem estar tranquilas durante as celebrações. Na manhã de 10 de junho, é sugerida a antecipação da chegada a Fátima, por forma a evitar eventuais congestionamentos à entrada da cidade.

Aos grupos que vierem na véspera, o Santuário oferece a possibilidade de alojamento simples, consoante a disponibilidade e desde que pedido antecipadamente através de [email protected].

A primeira Peregrinação das Crianças aconteceu em 1977, por ocasião do 60.º aniversário das Aparições. Desde então, os mais pequenos são anualmente, a cada 10 de junho, convidados a vir à Cova da Iria em peregrinação.

 

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.