af-bannerperegrinacao-das-criancas24.jpg


Peregrinação das crianças 2024

"Orai comigo"

9 e 10 de junho de 2024

O Santuário de Fátima, empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade de cada um dos Pastorinhos, promove anualmente a Peregrinação das Crianças nos dias 9 e 10 de junho. Destinada particularmente a crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem, em cada ano, um tema distinto, que serve de mote à reflexão e à celebração.

Neste ano 2024, o Santuário une-se ao convite feito pelo Papa Francisco a toda a Igreja a preparar o Ano Santo por meio da oração. Tendo como base este mote, a Peregrinação das Crianças de 2024 elegeu para título as palavras com as quais o Anjo abre aos Pastorinhos o convite à oração: «Orai comigo».

Por meio deste convite, todos somos convidados a redescobrir a oração como lugar para crescer na amizade com Deus que nos ama infinitamente, e de nos unirmos a todos como irmãos no seu amor.

Esta iniciativa da Peregrinação das Crianças quer, neste ano de 2024, tornar este convite presente sobretudo aos mais novos, ajudando-os a trilhar o caminho da oração para que toda a vida seja envolvida pela luz da amizade com Deus, a mesma que envolveu a vida dos Pastorinhos e os transformou em “candeias” da luz de Deus para o mundo.

 

Materiais 

CARTAZ

 

Hino da Peregrinação

 

 

Campanha de maio

Ninguém nasce ensinado a rezar. Também Lúcia, Francisco e Jacinta aprenderam e cresceram na sua maneira de rezar, até a oração se tornar tão simples e constante que envolvia todos os acontecimentos da vida.

Nesta campanha, para preparar o grande encontro no dia da Peregrinação das Crianças em Fátima, propõem-se quatro maneiras diferentes de rezar em família, ao longo de quatro semanas. O importante é que a oração ajude a crescer na amizade com Jesus, envolva todos os acontecimentos e torne o coração mais capaz de amar.

 

PROPOSTA PARA A 1ª SEMANA

PROPOSTA PARA A 2ª SEMANA

PROPOSTA PARA A 3ª SEMANA

PROPOSTA PARA A 4ª SEMANA

 

Cada paróquia ou grupo poderá solicitar o material relativo à campanha AQUI ou por meio do e-mail [email protected]

 

Programa da peregrinação

A peregrinação começa na noite de 9 de junho, com uma vigília às 21:30 na Capelinha das Aparições. Na manhã do dia 10 de junho, às 9:30, as crianças poderão assistir a uma encenação referente ao tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade. Segue-se o rosário, às 10:00, na Capelinha das Aparições e às 11:00 a Eucaristia, no Recinto de Oração.

Da parte da tarde, a encenação é repetida às 15:00 e seguida da Celebração de Despedida para os grupos presentes.

Na Eucaristia, os grupos de crianças presentes têm um lugar reservado e, no final, o Santuário reserva-lhes uma surpresa.

 

9 de junho

21h30 | Vigília de Oração [Capelinha das Aparições]

 

10 de junho

09h30 | Encenação [Basílica da Santíssima Trindade]

10h00 | Recitação do Rosário [Capelinha das Aparições]

11h00 | Celebração da Eucaristia [Recinto de Oração]

15h00 | Encenação (em repetição), seguida de Celebração de Despedida [Basílica da Santíssima Trindade]

 

Alojamento

Dado o grande volume de trânsito em Fátima, no dia 10 de junho de manhã, e alguma dificuldade dos grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que venham mais cedo. Aos que vierem na véspera e precisarem de alojamento, o Santuário poderá oferecer uma acomodação simples, embora segundo as disponibilidades e desde que o peçam atempadamente junto do serviço de hospedagem do Santuário de Fátima, pelo e-mail [email protected] ou através do número telefónico: 249 539 600, indicando o número de crianças e de adultos (um por cada 8 a 10 crianças). 

 

Recomendações

É aconselhável que as crianças comam, bebam e tenham oportunidade para ir à casa-de-banho antes da entrada no Recinto de Oração, para que possam estar tranquilas durante as celebrações.

 

Assistência médica

A assistência médica é proporcionada no Posto de Socorros do Santuário, atrás da Azinheira Grande.

 

Entrada no Recinto de Oração

Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9:45. A partir das 10:45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. Aos responsáveis dos grupos pede-se a colaboração para se manter uma atitude de silêncio no Santuário.

 
PDF

HORÁRIOS

30 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.