11 de abril, 2023

afbannerperegrinacao-das-criancas23.jpg

Peregrinação das Crianças em sintonia com o tema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Campanha de maio propõe quatro passos para preparar o coração e praticar atitudes que tornam “discípulos-missionários da alegria e do amor de Deus”

 

Após três anos de alguns constrangimentos, consequência da pandemia, a Peregrinação das Crianças acolhe novamente os pequenos peregrinos a 9 e 10 de junho próximo; este ano, em sintonia com o tema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. As celebrações serão presididas por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança.

O tema da Peregrinação das Crianças deste ano é “Como Maria, partilhar a alegria”, tendo por referência o tema do ano pastoral do Santuário. A alegria e o anúncio são as grandes chaves temáticas para esta que é já uma das mais emblemáticas peregrinações à Cova da Iria. A habitual campanha que as crianças são convidadas a fazer durante o mês de maio desenvolve-se entre “o acolhimento na gratidão à ‘boa pressa’”, informa a Comissão para Peregrinação das Crianças, “saindo da sua zona de conforto para ir ao encontro do outro”.

Neste ano de 2023, em sintonia com o tema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, “somos convidados a olhar para Maria que, de coração aberto, acolheu o anúncio do Anjo, ‘se levantou e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39) ao encontro de sua prima Isabel para lhe levar a luz da verdadeira alegria: a presença de Jesus”.

“No desejo de aprender com Maria a acolher e a partilhar a alegria”, a Campanha de maio sugere quatro passos para preparar o coração e praticar aquelas atitudes “que nos tornam mais como Maria discípulos-missionários da alegria e do amor de Deus”. Sugere-se que cada passo seja realizado em cada uma das quatro semanas que antecedem o dia da Peregrinação das Crianças. Para o dia da Peregrinação, pede-se que cada criança traga consigo o desafio final, recortado e dobrado, e o entregue nos recipientes próprios à chegada ao Recinto de Oração.

Assim, “queremos que a Peregrinação das Crianças de 2023 seja encontro e festa de comunhão, oportunidade para, como Maria, partilhar e celebrar, uns com os outros, a alegria do amor que vem de Deus.

O programa da Peregrinação começa na noite de 9 de junho, com uma vigília de oração às 21h30, na Capelinha das Aparições, com a oração do rosário, meditando sobre os “Mistérios da Visitação”.

O dia 10 de junho começa com uma encenação pelas 9h30 na Basílica da Santíssima Trindade. Após a recitação do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, segue-se a celebração da Missa às 11h00, no Recinto de Oração. O dia terminará com a repetição da encenação da manhã, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, à qual se seguirá a celebração de despedida.

Os grupos de crianças presentes terão um lugar reservado no Recinto de Oração, durante a Missa da Peregrinação e, no final, receberão uma surpresa.

De forma a agilizar a movimentação no dia 10 de junho, o Santuário de Fátima sugere que, na medida do possível, os grupos antecipem a sua chegada à Cova da Iria. Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9h45. A partir das 10h45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. O Santuário oferece alojamento, segundo as disponibilidades, aos grupos que o desejem, desde que pedido atempadamente.

Os materiais relativos à peregrinação podem ser descarregados AQUI.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.