25 de maio, 2021

2021-05-15_Peregrinacao_Criancas_2.jpg

Santuário de Fátima propõe às crianças uma peregrinação pelo coração através de um jogo

Caminhada espiritual pedagógica e lúdica culmina no dia 10 de junho e centra-se na esperança a que apela a mensagem de Fátima.

 

Este ano, a exemplo do ano passado, o Santuário de Fátima propõe uma peregrinação pelo coração para as crianças que, devido à situação sanitária, ainda não vão poder reunir-se presencialmente na Peregrinação Nacional das Crianças, que habitualmente se realiza no dia 10 de junho. Neste 2021, a proposta de caminhada espiritual parte do tema do presente ano pastoral: “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”, centrando-se na esperança a que apela a mensagem de Fátima, a partir das palavras que Nossa Senhora deixou a Lúcia, na aparição de 13 de junho: “E tu, sofres muito? Não desanimes. O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus”.

“No pequeno vídeo que lança a Peregrinação das Crianças, os mais novos poderão escutar Lúcia a narrar na primeira pessoa os acontecimentos de Fátima, como muitos deles foram ocasião de sofrimento, mas como simultaneamente foram ocasião para Deus mostrar o seu grande amor, quer por cada um dos Pastorinhos, quer por toda a humanidade, um amor que jamais nos abandona, e que, por isso, se faz luz e esperança no meio da escuridão do sofrimento”, lê-se na apresentação desta proposta, que se vai concretizar de uma forma pedagógica e lúdica.

A par da história de Fátima, esta peregrinação propõe o jogo familiar de tabuleiro “Vitaminas de Esperança”, baseado em pequenos excertos das Memórias da Irmã Lúcia e que “pretende ajudar, neste tempo de pandemia, a crescer com Lúcia, Francisco e Jacinta na esperança de Deus e a levá-la aos outros.

Assim, em cada semana, a partir de hoje e até ao dia 10 de junho, vão ser disponibilizados na página do Santuário, prontos a descarregar e a imprimir, o tabuleiro do jogo em partes sucessivas (uma parte do tabuleiro por semana) e os respetivos materiais de “Vitaminas de Esperança”: folha de instruções, peões, um dado, cartões das casas-desafio, estrelas da esperança e uma folha com indicação para as casas Altos & Baixos. Aconselha-se a descarregar e a imprimir o tabuleiro e cartões em papel grosso ou cartolina.

O objetivo desta caminhada espiritual, que culmina no dia 10 de junho, com a transmissão em direto das celebrações da Peregrinação das Crianças através dos canais digitais do Santuário de Fátima, é o de “ajudar a tornar o coração de cada criança mais belo e a levar esperança a todos nestes tempos tão difíceis”, traça a Comissão Organizadora da Peregrinação das Crianças.

 

PRIMEIRA SEMANA

(descarrega aqui o jogo)

TABULEIRO INSTRUÇÕES CASAS ALTOS & BAIXOS CARTÕES DESAFIO 

ESTRELAS DE ESPERANÇA

PEÕES E DADOS 

 

SEGUNDA SEMANA

(descarrega aqui o jogo)

TABULEIRO 2  CASAS ALTOS & BAIXOS   

 

TERCEIRA SEMANA

(descarrega aqui o jogo)

TABULEIRO 3  CASAS ALTOS & BAIXOS   

 

QUARTA SEMANA

(descarrega aqui o jogo)

TABULEIRO 4  CASAS ALTOS & BAIXOS   

 

 

PDF

HORÁRIOS

28 set 2021

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.