06 de junho, 2022

banner-peregrinacao-das-criancas22.jpg

Cova da Iria volta a acolher a Peregrinação das Crianças a 9 e 10 de junho

“Gostei muito de ver Nosso Senhor” é o tema que dará mote ao regresso presencial dos pequenos peregrinos ao Santuário de Fátima.

Dois anos depois de um interregno na realização presencial da Peregrinação das Crianças, a Cova da Iria vai voltar a acolher os pequenos peregrinos a 9 e 10 de junho próximo. Este ano, em estreita relação com a temática do ano pastoral 2021-2022, a Peregrinação das Crianças toma por título e tema a frase de São Francisco Marto: “Gostei muito de ver Nosso Senhor”, incidindo sobre a experiência do encontro íntimo, pessoal e transformador com Cristo.

“Em Fátima, três crianças – Lúcia, Francisco e Jacinta - tornaram-se testemunhas de um encontro profundo com Cristo Ressuscitado. (…) A intimidade da amizade com Jesus, que viram naquela luz, transformou o coração e o olhar dos três. Cada um, a seu modo, passou a ver tudo e todos como a mesma compaixão de Jesus. E as suas vidas tornaram-se sinal luminoso desse amor”, lê-se na apresentação desta peregrinação, que tem o objetivo de despertar as crianças em grupos de catequese para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Como habitualmente, é proposta uma campanha de pereparação para o encontro, para ser executada ainda durante o mês de maio. Este ano, por forma a ajudar cada criança a crescer na amizade com Cristo, no gosto pela oração e no desejo por ‘ser luz’ para outros, o Santuário propõe um caminho em quatro passos, com várias desafios e tarefas, que visam ajudar a “ver” Jesus. Os materiais relativos à campanha poderão ser descarregados AQUI ou encomendados, por cada paróquia AQUI ou através de [email protected] ou pelo telefone 249 539 600.

O programa da peregrinação começa na noite de 9 de junho, com uma vigília de oração às 21h00, na Basílica da Santíssima Trindade, lugar que, na manhã do dia seguinte, servirá de palco para uma encenação relativa ao tema da peregrinação, a partir das 9h30. Após a recitação do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, segue-se a celebração da Missa às 11h00, no Recinto de Oração. O dia terminará com a repetição da encenação da manhã, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, à qual se seguirá a celebração de despedida.

Os grupos de crianças presentes terão um lugar reservado no Recinto de Oração, durante a Missa da Peregrinação e, no final, receberão uma surpresa.

Por forma a agilizar a movimentação no dia 10 de junho, o Santuário de Fátima sugere que, na medida do possível, os grupos antecipem a sua chegada à Cova da Iria. Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9h45. A partir das 10h45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. O Santuário oferece alojamento, embora precário e segundo as disponibilidades, aos grupos que o desejem, desde que pedido atempadamente.

O cartaz da peregrinação, a documentação da campanha de maio e o guia para pais, catequistas e educadores está disponível AQUI.

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.