27 de janeiro, 2019

D0039435.jpg

 

Peregrinos de Fátima convidados a rezar para que os jovens sejam o “rosto de uma fé viva” e os construtores de uma sociedade mais justa e fraterna

Intenção pelo sucesso da JMJ do Panamá, que hoje termina, esteve presente na Missa dominical do Santuário

 

Os jovens de todo o mundo que estão a participar na Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, que termina este domingo, foram recordados esta manhã na Missa dominical celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

Numa das preces da Oração Universal, os peregrinos foram especialmente interpelados a rezar “pelos jovens e por todos os participantes na JMJ para que, anunciando a fé viva e o rosto jovem do evangelho, trabalhem na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”.

“Todos nós, grandes e pequenos, velhos e novos, padres e religiosos, todos fazemos parte deste corpo de Cristo e, quando nos reunimos ao domingo para celebrar a nossa fé, cumprimos esta palavra da Escritura: o acontecimento do amor de Deus que dá luz aos cegos, que faz andar os paralíticos, que nos leva ao encontro dos irmãos” na esperança “da construção de um mundo melhor”, referiu, por seu lado, na homilia o Pe. Francisco Pereira, capelão, que hoje presidiu à Missa internacional no Santuário.

A partir da liturgia deste domingo, o sacerdote lembrou que de cada vez que o povo de Deus se reúne em assembleia, para participar na Eucaristia, “cumpre-se aquilo que o profeta Isaías anunciou porque hoje Jesus está aqui presente, nesta assembleia, que está reunida para celebrar a fé e o mistério da salvação e, também, para ser testemunha do que aconteceu há 2000 mil anos”.

“Como corpo de Cristo somos agentes da salvação, que Deus quer dar a todos”, esclareceu sublinhando que é da Missa “que levamos a força para sermos, nas nossas casas e no nosso mundo, a luz para todos aqueles que estão oprimidos por tantas razões”.

“Esta é a missão do povo de Deus: levar esta força nova que encontramos na palavra que escutamos; na Eucaristia, onde Jesus vem para ser nosso alimento, e cada um de nós, com as nossas virtudes, os nossos defeitos e as nossas quedas, aprendemos com Jesus, para levarmos aos outros”, acrescentou ainda.

A Missa internacional é um dos pontos altos do programa celebrativo do Santuário aos domingos. E, no último de cada mês, os peregrinos são convidados a usufruir de um momento musical na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Este domingo realiza-se o primeiro concerto do Ciclo de Órgão deste ano pastoral, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com o organista António Duarte, organista titular da Sé patriarcal de Lisboa, que interpretará um repertório em torno de Bach.

A entrada é livre.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.